O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Augusto Nardes considera se candidatar ao Governo do Rio Grande do Sul em 2026 pelo PP ou pelo PL.
A possibilidade, no entanto, está condicionada à conclusão de um projeto de governança que ele tem capitaneado há quase uma década e que está atualmente na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado.
O nome de Nardes apareceu nas prévias de pesquisas no estado, mesmo estando há mais de 20 anos afastado da vida política.
Nardes já foi vereador, deputado estadual e deputado federal antes de assumir o cargo de ministro do TCU.
Aposentadoria e legado
Como ministro, Nardes pode permanecer no cargo até os 75 anos. No entanto, aos 73, ele vislumbra a possibilidade de antecipar a sua aposentadoria caso o projeto pessoal de governança dele avance.
A proposta em discussão na CCJ busca estabelecer uma ação coordenada, eficiente e articulada entre União, estados, Distrito Federal e municípios, com o objetivo de promover um crescimento econômico sustentável e duradouro, além de melhorar os indicadores sociais, tornando-os mais compatíveis com a condição do Brasil como uma das principais economias do mundo.