A deputada estadual Janaina Riva (MDB) negou, em entrevista nesta terça-feira (15), que tenha recuado do projeto de disputar uma vaga no Senado nas eleições de 2026. Em resposta a rumores de que poderia concorrer novamente à Assembleia Legislativa, a parlamentar afirmou que sua decisão está tomada e que não cederá à pressão política.
“Não sei de onde tiraram que eu preciso estar no palanque do Piveta, do Jaime [Campos] ou do Wellington [Fagundes] para ser candidata ao Senado. Eu cheguei até aqui pelo meu trabalho. O MDB está pacificado e eu tenho legitimidade e apoio popular para isso”, declarou Janaina.
Ela ressaltou que não vincula suas decisões políticas a relações familiares ou alianças partidárias. “Parece que eu só cheguei onde cheguei porque tenho ligação com alguém. Eu fui a deputada mais votada pelo meu trabalho na Assembleia e pela aprovação que tenho da população de Mato Grosso”, disse.
Segundo Janaina, a movimentação nos bastidores para enfraquecer seu nome é fruto de preocupação de adversários diretos. “Esses todos é que estão preocupados comigo e ficam plantando que eu não sou candidata. O que eles têm que entender é que eu não vou me vender, não vou ceder à pressão e estou decidida na minha candidatura ao Senado”, reforçou.
Determinada a manter o projeto, a deputada ironizou as especulações sobre uma desistência. “Quem apostar contra vai perder dinheiro. Estou muito determinada nisso. As pesquisas têm mostrado isso, e eu não volto atrás”, afirmou.
Por fim, Janaina destacou que não pretende se alinhar obrigatoriamente a nenhum grupo político específico. “Eu não vou ser candidata estando no palanque de um ou de outro, ou não estando no palanque deles também. Quem elege é o povo, e não as alianças políticas”, concluiu.
VEJA O VÍDEO