O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou manter uma boa relação com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), mas não poupou críticas a alguns parlamentares, sem citar nomes. Nesta segunda-feira (3), Mendes respondeu às acusações de deputados sobre supostos atrasos na quitação de emendas impositivas e o subdimensionamento da Lei Orçamentária Anual (LOA). Na ocasião, o governador usou uma metáfora inusitada para se referir à postura de alguns parlamentares: “parece gatos: estão comendo e estão miando”, disparou.
Segundo o governador, Mato Grosso é hoje o estado com o maior percentual de execução de emendas parlamentares do Brasil e, portanto, não há motivos para reclamações.
“Mato Grosso tem hoje, acho que o maior percentual de emenda parlamentar do Brasil. Eu não posso reclamar da Assembleia, tenho boa relação com a maioria dos deputados, tirando um ou dois que ficam falando borracha por aí. O resto, tudo tem um bom relacionamento”, minimizou.
Mendes destacou que todas as propostas enviadas pelo Executivo à Assembleia foram aprovadas até o momento e que o governo mantém uma relação “republicana” com os parlamentares.
“Todas as matérias do governo foram aprovadas até hoje. Só mandamos coisa boa para o Estado e para a população. Como é que o deputado não vai aprovar? Se ele não aprovar, vai ter que se ver com a população. Eu vou meter a boca no trombone”, afirmou.
RELAÇÃO INSTITUCIONAL
As declarações vêm em meio a críticas de parte dos deputados estaduais, que cobram maior agilidade nos repasses de emendas impositivas e transparência na execução orçamentária. Mendes, porém, garantiu que o Executivo tem cumprido suas obrigações e que não há trocas políticas para aprovação de projetos.
“Lá conosco é tudo republicano. Não tem conversinha, não tem troquinha de favor para votar aquilo que é obrigação do deputado. Se o que eu estou mandando é bom para o cidadão, ele tem que votar”, reforçou.
“Eu trabalho e respeito o trabalho dos outros. Não meto na vida de ninguém, não perco tempo com conversa fiada. Estou aqui para entregar resultado e melhorar a vida do cidadão. Você nunca ouviu falar de briguinha entre poderes em Mato Grosso”, completou.


















