O ex-prefeito de Primavera do Leste e atual presidente da AMM, Leonardo Bortolin, fez uma avaliação positiva da 26ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, encerrada na quinta-feira, 22.
O evento contou com a presença de 67 prefeitos de Mato Grosso, além de vices. No total, foram mais de quatro mil gestores representando seus respectivos municípios.
Segundo Léo, a expectativa é que os avanços resultantes da Marcha já sejam percebidos nas próximas semanas, com a votação de projetos importantes nas casas legislativas.
Umas da prioridades é a Proposta de Emenda à Constituição 66/2023, conhecida como PEC da Sustentabilidade Fiscal. O texto prevê o parcelamento de dívidas previdenciárias, novo modelo de quitação de precatórios e desvinculação de receitas. Já aprovada pelo Senado, a PEC aguarda a instalação da comissão especial na Câmara dos Deputados para ir a Plenário.
“Conseguimos um encaminhamento muito positivo com o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, que se comprometeu a dar andamento à PEC 66, que trata de temas sensíveis, como o pagamento de precatórios e o parcelamento da dívida previdenciária”, destacou o presidente da AMM.