Terça-feira, 09 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,43 | EURO R$ 6,39

09 de Setembro de2025


Área Restrita

Política Terça-feira, 09 de Setembro de 2025, 05:04 - A | A

Terça-feira, 09 de Setembro de 2025, 05h:04 - A | A

RETOMADA

Julgamento contra Bolsonaro: sessão desta terça deve ter votos de Moraes e Dino

Expectativa é de que ministros analisem questionamentos preliminares levantados pelas defesas

G1

O julgamento da chamada trama golpista será retomado nesta terça-feira (9) quando serão conhecidos os votos dos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) pela absolvição ou condenação de Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus.

???????? No Supremo, há expectativa de que as sessões desta terça-feira sejam destinadas para os votos dos ministros Alexandre de Moraes, que é o relator, e Flávio Dino. São esperados votos longos.

Eles são acusados de formar uma organização criminosa que atuou para dar um golpe de estado e manter o ex-presidente no poder mesmo após a derrota nas urnas nas eleições de 2022.

Até agora, os ministros ouviram os argumentos da acusação, que pediu a condenação dos oito réus, e das defesas, que negaram a participação dos acusados e pediram a absolvição por faltas de provas.

Agora, os ministros vão apresentar o que pensam sobre a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os ministros vão dizer se as provas reunidas ao longo de todo o processo confirmam que houve um golpe e ainda se há elementos que comprovam a participação de cada um dos réus nos crimes. 

A apresentação dos votos 

O voto do relator é que acaba ditando o ritmo do julgamento. Nos votos, os ministros vão enfrentar questões preliminares levantadas pelas defesas e o mérito da acusação, apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR).

???? As questões preliminares são questionamentos processuais apresentados pelos advogados. O colegiado pode decidir votar primeiro as preliminares ou analisar o tema junto com o mérito.

Os advogados do ex-ministro ainda alegam que não seria competência do STF julgar a ação e pedem que o processo seja enviado para a Justiça Comum.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]