Terça-feira, 09 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,44 | EURO R$ 6,37

09 de Setembro de2025


Área Restrita

Política Segunda-feira, 08 de Setembro de 2025, 17:48 - A | A

Segunda-feira, 08 de Setembro de 2025, 17h:48 - A | A

PROTEÇÃO FEMININA

ALMT promove 1º Encontro Estadual para combater violência política de gênero

Evento reuniu autoridades, parlamentares e especialistas para debater políticas de proteção às mulheres em Mato Grosso

Conteúdo Hipernotícias

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou nesta segunda-feira (8), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, o 1º Encontro Estadual da Procuradoria Especial da Mulher. O evento reuniu parlamentares, autoridades do Judiciário, representantes de órgãos de defesa e lideranças políticas, com destaque para a palestra da procuradora de Justiça Elisamara Portela, que abordou a importância do combate à violência contra a mulher.

A iniciativa, liderada pela procuradora especial da Mulher da ALMT, deputada Janaina Riva (MDB), tem como objetivo fortalecer as procuradorias municipais e promover debates sobre políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres, incluindo a violência política de gênero.

Segundo Janaina Riva, a violência política de gênero questiona a capacidade e o intelecto das mulheres na política, atingindo sua essência, diferentemente da violência física, que atinge o corpo. Ela destacou que muitas prefeitas, vereadoras e deputadas são alvo de agressões verbais e humilhações que buscam desacreditar sua competência.

A deputada informou que o Estado conta atualmente com 33 Procuradorias da Mulher e que a meta é expandir para os 142 municípios até o fim do ano, com parcerias envolvendo Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas e Ministério Público Federal para capacitação de procuradoras e servidores.

Francielle Brustolin, procuradora da ALMT, destacou que a instituição atua no acolhimento e orientação de mulheres vítimas de violência, oferecendo suporte jurídico e encaminhamento às redes de proteção.

A desembargadora Maria Erotides Kneip reforçou que o combate à violência de gênero requer união de esforços e mudança cultural. Segundo ela, o Tribunal de Justiça já instalou 75 redes municipais de enfrentamento à violência e pretende chegar a 100 até dezembro.

A procuradora de Justiça Elisamara Portela afirmou que as procuradorias da Mulher são fundamentais para integrar a sociedade ao Poder Legislativo, recebendo denúncias e fomentando campanhas de conscientização.

Deputadas e deputados presentes ressaltaram a importância de fortalecer as procuradorias municipais para apoiar mulheres na política e envolver os homens na prevenção e combate à violência de gênero.

No período da tarde, o encontro incluiu a formação de grupos de trabalho divididos em três eixos: violência política de gênero, políticas públicas de enfrentamento à violência e rede de apoio. O evento foi encerrado com a leitura da Carta de Compromisso, formalizando diretrizes para ampliar e fortalecer as Procuradorias da Mulher em Mato Grosso.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]