O senador Jayme Campos (União Brasil) admitiu ter fechado acordo com os deputados estaduais Eduardo Botelho (União Brasil) e Janaina Riva (MDB) para caminharem juntos nas eleições 2026. Segundo Jayme, foi uma "conversa franca" com os deputados durante café da manhã na casa de Botelho, em Cuiabá, nessa quarta-feira (23). Além disso, o senador revelou ter sido convidado pelo Ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro (PSD), para jantar na próxima segunda-feira (28).
LEIA MAIS: Janaina, Botelho e Jayme fazem pacto para 2026 durante café da manhã
"Fui convidado pelo deputado Eduardo Botelho para um café da manhã em sua residência junto com a deputada Janaina Riva. É um fato quase comum, na medida que todos os dias você conversa com as pessoas. Fiquei honrado na medida que estavam dois deputados de Mato Grosso queriam discutir sobretudo do cenário nacional", falou Jayme ao Veja Bem MT nesta quinta-feira (24).
"Discutimos até sobre as eleições 2026 e uma possibilidade de candidatura minha e Janaina. Foi uma conversa franca, aberta e permitiu termos bom diálogo e a possibilidade até de caminharmos juntos", completou o senador.
O encontro com os deputados e a aceitação ao convite de Fávaro indicam que Jayme tem buscado se movimentar para construir a candidatura ao governo, e que o senador está aberto até mesmo em dialogar com a esquerda, no caso, com o PSD.
Campos explicou que por Fávaro o jantar seria realizado ainda nesta semana, mas agendas do mandato no interior o impediram. "Ele queria realizar agora na sexta, mas devido a compromissos em Comodoro e Carlinda, marcamos para segunda. É muito bom quando você é procurado por pessoas que fazem política com altivez, com respeito, aberto ao jogo e nos dá condições de discutir com todos eles e os demais", pontuou o senador.
PARA JANAINA, CAFÉ FOI "INFORMAL"
Enquanto Jayme Campos transformou o café com os deputados em um encontro político, Janaina o entendeu como uma reunião de amigos, em tom mais informal. À reportagem do HNT, Riva minizou a relevância dos assuntos tratados com os colegas, afirmando que "foi apenas uma café da manhã informal", "um café da manhã descontraído, nada formal".
BOTELHO TENTA RECUPERAR PROTAGONISMO
Após a derrota nas eleições municipais em 2024, Botelho tenta recuperar o protagonismo à frente dos holofotes. A jogada do café funcionou, rendendo divulgação orgânica em massa na imprensa local. O deputado busca consolidar sua candidatura à reeleição na Assembleia Legislativa, mantendo planos mais próximos a realidade para não repetir o episódio da última majoritária em que duelou o apoio do governador Mauro Mendes (União Brasil) com o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União Brasil), para ser o cabeça de chapa do grupo e acabou sendo derrotado prematuramente no primeiro turno.