O governador Mauro Mendes (União Brasil) entregou, nesta terça-feira (17), a nova sede do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Cuiabá. Com 2.254 m² de área construída, a unidade recebeu investimento de R$ 34,3 milhões em sua estrutura e outros R$ 60 milhões em equipamentos de alta tecnologia.
“Hoje Mato Grosso entrega um dos laboratórios mais modernos do país. O Lacen está entre os três melhores laboratórios públicos do Brasil, com tecnologia de ponta, equipamentos de última geração e uma equipe altamente qualificada. Essa estrutura eleva a saúde pública de Mato Grosso a outro patamar”, afirmou.
O Lacen atende os 142 municípios do estado por meio do SUS, com exames especializados em sorologia, microbiologia clínica, biologia molecular, entre outros. É o único laboratório público do estado com capacidade para realizar sequenciamento genético, metagenômica e monitoramento molecular de vírus respiratórios, arboviroses e bactérias.
Segundo o governador, a nova estrutura garante um salto na capacidade de resposta do estado em situações de emergência sanitária.
“Na época da pandemia, lutávamos para fazer 100, 200 testes por dia. Agora temos capacidade instalada para até 10 mil exames diários de vírus respiratórios. Isso é resultado de um Governo que prioriza a saúde com planejamento, investimento e seriedade”, disse Mendes, ressaltando que a unidade também é a primeira do Centro-Oeste a receber certificação do Inmetro.
Também estavam no evento: a primeira-dama Virginia Mendes; os deputados estaduais Beto Dois a Um, Julio Campos, Dr. João, Fabio Tardin, Valmir Moretto e Paulo Araújo; a vice-prefeita de Cuiabá, coronel Vânia; os secretários de Estado Fabio Garcia (Casa Civil), Gilberto Figueiredo (Saúde), Laice Souza (Comunicação), Klebson Gomes (Assistência Social), Vitor Hugo (Justiça), Heverton Mourett (interino da Segurança), David Moura (Cultura, Esporte e Lazer), Jordan Espíndola (Gabinete de Governo), Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente), Andreia Fujioka (Agricultura Familiar); o controlador-geral do Estado, Paulo Farias; o presidente da Fapemat, Marcos de Sá; o presidente do Intermat, Francisco Serafim; o presidente da MT Gás, Aécio Rodrigues; o diretor da Fundação Nova Chance, Winkler Gomes; a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel; o vereador por Cuiabá, Dilemário Alencar; o promotor de Justiça da Saúde de Cuiabá, Milton Mattos; a diretora do Lacen, Elaine Cristina; e a coordenadora de Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde, Miriam Livorati.