Terça-feira, 16 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,30 | EURO R$ 6,29

16 de Setembro de2025


Área Restrita

Política Terça-feira, 16 de Setembro de 2025, 20:54 - A | A

Terça-feira, 16 de Setembro de 2025, 20h:54 - A | A

BOLSONARISTAS A FAVOR

Apenas dois deputados de MT votam contra proposta que dificulta investigar parlamentares

Na votação da PEC da Blindagem, apenas Emanuelzinho e Juarez Costa votaram contra. Bancada de Mato Grosso apoia proposta que amplia foro privilegiado e dificulta investigações de políticos.

Conteúdo Hipernotícias

A Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, na noite desta terça-feira (15) a chamada PEC da Blindagem, que restringe a abertura de investigações criminais contra parlamentares e presidentes de partidos. A proposta passou com 353 votos favoráveis e 134 contrários, ultrapassando o mínimo de 308 votos necessários.

No caso da bancada de Mato Grosso, a maioria dos deputados apoiou a medida. Apenas Emanuelzinho Pinheiro (MDB) e Juarez Costa (MDB) se posicionaram contra o texto, que ainda precisa passar por segundo turno antes de seguir para o Senado.

Como votaram os deputados de MT na PEC da Blindagem:

Coronel Assis (União Brasil) – Sim

Coronel Fernanda (PL) – Sim

Gisela Simona (União Brasil) – Sim

José Medeiros (PL) – Sim

Nelson Barbudo (PL) – Sim

Emanuelzinho Pinheiro (MDB) – Não

Juarez Costa (MDB) – Não

Se for confirmada em segundo turno, a PEC dará ao Congresso o poder de autorizar — em votação secreta e com maioria absoluta — a abertura de processos criminais contra deputados e senadores. Além disso, amplia o foro privilegiado para presidentes nacionais de partidos.

Críticos apontam que a medida dificulta investigações por corrupção e desvio de emendas, blindando políticos sob suspeita.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]