Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,30 | EURO R$ 6,29

17 de Setembro de2025


Área Restrita

Política Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025, 14:56 - A | A

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025, 14h:56 - A | A

Novas sanções para o Brasil

'Estamos preparados para enfrentar com altivez', diz ministro da Agricultura sobre nova retaliação dos EUA

Nesta semana, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ameaçou novas sanções contra o Brasil por causa da condenação de Bolsonaro

Por: Redação Terra

Foto-Valor Econômico-Globo

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comentou a ameaça feita pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, de apresentar novas sanções contra o Brasil em resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, nesta quarta-feira, 17, Fávaro disse que o governo está "preparado para enfrentar com altivez". 

"O Brasil é soberano, o Brasil é dos brasileiros. Nós temos uma Constituição efetiva, que tem a independência dos poderes. Não tem lógica nenhuma e, graças a Deus, o governo e o Executivo não têm como interferir em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF)", afirmou o ministro.
Fávaro acrescentou que espera que não venham nenhuma medida de retaliação e chamou de "incoerente" a postura dos EUA. 

Na última segunda-feira, 15, Marco Rubio falou sobre a condenação de Bolsonaro em entrevista à Fox News. Ele chamou o episódio de "campanha crescente de opressão judicial". "Portanto, haverá uma resposta dos EUA a isso, e é isso - teremos alguns anúncios na próxima semana ou algo assim sobre quais medidas adicionais pretendemos tomar", afirmou. 

Os produtos exportados pelo Brasil aos EUA já estão sendo taxados em 50%, também por causa do julgamento envolvendo o ex-presidente Bolsonaro. Quando o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a tarifa, ele escreveu que Bolsonaro estaria sendo alvo de uma "caça às bruxas" e exigiu medidas do governo brasileiro com relação ao caso. 

O ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Esta é a primeira vez na história do País que um ex-chefe de Estado é condenado por crimes de tentativa de golpe.

Fonte: Portal Terra

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]