O ex-presidente Jair Bolsonaro disse na tarde desta terça-feira (15) que o Brasil pode ser isolado internacionalmente pela forma como está sendo conduzido. Ele fez o comentário horas depois de o secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Mark Rutte, alertar que países como Brasil, China e Índia podem ser punidos se continuarem negociando com a Rússia.
Bolsonaro disse que o país é uma “republiqueta autoritária”. Segundo o ex-presidente, as sanções continuarão ocorrendo se o país continuar “perseguindo adversários políticos, desrespeitando direitos humanos e se alinhando com ditaduras e regimes que afrontam as leis internacionais”.
Bolsonaro foi apontado como líder de uma organização criminosa que se articulava para dar um golpe de Estado. Na noite desta segunda (14), a PGR (Procuradoria-Geral da República) solicitou a condenação do ex-presidente e de outros sete indivíduos por envolvimento na trama golpista, em um relatório com mais de 500 páginas enviado ao Supremo Tribunal Federal pelo procurador-geral Paulo Gonet.