Quarta-feira, 16 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,57 | EURO R$ 6,49

16 de Julho de2025


Área Restrita

Política Quarta-feira, 16 de Julho de 2025, 11:34 - A | A

Quarta-feira, 16 de Julho de 2025, 11h:34 - A | A

LEGISLAÇÃO

Vereadores aprovam Projeto que proíbe transição de gênero em menores de idade

Proposta agora seguirá para a sanção do prefeito, mas alguns alegam possível contestação

DA REDAÇÃO

Na sessão Ordinária realizada pela Câmara Municipal de Cuiabá nesta terça-feira, 15, em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei que proíbe procedimentos de transição de gênero em menores de 18 anos. 

A proposta, de autoria do vereador Rafael Ranalli (PL), recebeu 23 votos favoráveis e agora segue para sanção do prefeito Abilio Brunini (PL) para tornar lei.

Apesar da aprovação, especialistas apontam possíveis inconstitucionalidades no texto, o que pode levar à judicialização da medida .

O texto recebeu o parecer da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como da Comissão de Justiça da Casa e cita que a restrição se aplica a estabelecimentos públicos e privados de saúde, bem como a profissionais liberais que atuem em Cuiabá.

A única exceção prevista no texto são casos de disfunções endócrinas, genéticas ou congênitas diagnosticadas clinicamente, desde que os procedimentos não tenham como objetivo a redesignação de gênero.

Em sua justificativa do projeto, Ranalli argumentou que o projeto visa “proteger a integridade física, mental e emocional” de jovens em desenvolvimento e se apoia em princípios bioéticos, como o da precaução.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]