Quinta-feira, 17 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,57 | EURO R$ 6,49

17 de Julho de2025


Área Restrita

Polícia Quarta-feira, 16 de Julho de 2025, 15:11 - A | A

Quarta-feira, 16 de Julho de 2025, 15h:11 - A | A

Funcionária denunciou

Padre é indiciado por importunação sexual contra jovem em Penedo

Denúncia partiu de uma funcionária da paróquia onde sacerdote atuava

 

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) concluiu o inquérito que investigava um caso de importunação sexual ocorrido em Penedo, no Baixo São Francisco alagoano. O principal suspeito do crime é um padre, que foi formalmente indiciado após a análise de depoimentos e provas reunidas ao longo da investigação.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

 
 

O caso foi apurado pelos delegados Rômulo Andrade e Rodrigo Missano, da Delegacia Regional de Penedo. Segundo nota oficial divulgada nesta quarta-feira (16), a apuração envolveu um processo minucioso, com a coleta de evidências e depoimentos que embasaram o indiciamento do religioso.

 
 

A denúncia partiu de uma jovem funcionária da paróquia onde o padre atuava. Conforme relato, o episódio aconteceu no interior da casa paroquial, após ela ser chamada para entregar materiais utilizados em atividades da igreja.

Na ocasião, segundo a vítima, o padre fez perguntas com conotação sexual e tentou beijá-la à força. A jovem conseguiu escapar do local e relatou o caso à família e às autoridades.

A Diocese de Penedo, informada do ocorrido, afastou o padre das funções sacerdotais um dia antes da instauração do inquérito e declarou que está conduzindo uma investigação interna.

A Polícia Civil reiterou que nenhum tipo de violência contra a mulher será tolerado, independentemente do cargo, função ou posição social do agressor. “A justiça deve ser aplicada com seriedade, responsabilidade e imparcialidade”, destaca o comunicado.

O inquérito será encaminhado ao Ministério Público (MP), que poderá oferecer denúncia ao Judiciário.

ENTENDA O CASO

Um padre de Penedo, no Baixo São Francisco alagoano, foi alvo de uma denúncia de crime sexual por uma funcionária da paróquia em que ele coordena. Segundo a denúncia feita pela vítima, o caso aconteceu no dia 12 de junho. A situação foi relatada pelo irmão dela à Rádio Penedo FM 97,3.

No relato, o homem contou que a irmã recebeu um telefonema do padre pedindo para ela ir até a casa paroquial para levar um material usado para bingos. Ao chegar ao imóvel – segundo ele – a irmã deixou o material, momento em que o padre começou a conversar com ela.

“Perguntou várias coisas. Ficou perguntando quais eram os casais de coroinhas que tinham na igreja. Puxou várias conversas e escutando a minha irmã falar. Ela não sabia muito bem o que estava acontecendo e, nessa conversa, ele se aproximou dela e a abraçou. Ela não imaginava o que estava por vir”, relatou ele à rádio.

Em seguida, o homem disse que o padre abraçou a irmã dele e a levantou. “Nessa levantada, perguntou se ela gostava de homens mais novos ou mais velhos. Ela relatou que estava achando estranha toda essa conversa e acabou meio que empurrando ele”, contou o homem.

Em seguida, o irmão disse que a mulher chegou a relatar que, após empurrar o padre, ele segurou o rosto dela e tentou beijá-la. “Ele usou palavras de baixo calão, perguntando se ela tinha passado as partes dela na face do ex-namorado dela”, relatou o irmão da suposta vítima.

Ainda segundo o homem, nesse momento, o padre tentou pegar nas partes íntimas da irmã. “Ela empurrou e ele saiu de perto. Ela passou por baixo da rede que tinha ali e saiu assustada e com medo”, disse ele.

Ao relatar a situação, o homem disse ainda que o padre voltou a ligar para a irmã dele pedindo para ela levar um vinho na casa paroquial. “Ela voltou com uma das coroinhas. Ele ligou para ela e disse: ‘Pode entrar, a casa está aberta, as portas estão encostadas e eu estou no quarto relaxando a minha beleza’”.

NOTA

A Diocese de Penedo, por sua vez, emitiu uma nota assinada pelo bispo Dom Valdemir Ferreira dos Santos, informando que recebeu denúncias em desfavor do padre sobre uma “suposta conduta inapropriada ao ministério sacerdotal”. Por causa disso, a Diocese informou que abriu uma investigação prévia para apurar a situação relatada.

“Comunica ainda que, como medida cautelar, o bispo diocesano afastou o reverendíssimo da função de Administrador Paroquial e de demais funções eclesiásticas exercidas pelo referido sacerdote. A Diocese de Penedo se coloca à inteira disposição das autoridades competentes para elucidar os fatos denunciados, em defesa da verdade, da justiça, da presunção de inocência e do amparo às supostas vítimas”, afirmou a Diocese de Penedo em nota.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]