Sábado, 16 de Agosto de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,41 | EURO R$ 6,33

16 de Agosto de2025


Área Restrita

Política Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025, 08:58 - A | A

Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025, 08h:58 - A | A

'SAIR DA RETÓRICA'

Blairo Maggi diz que tarifa de 50% dos EUA é 'política' e cobra ação de Lula

O ex-governador evitou polemizar a influência da família Bolsonaro na ofensiva de Trump contra o Brasil, mas disse que todos 'pagam a conta sem dever'

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

O ex-ministro da Agricultura e ex-governador Blairo Maggi (PP) classificou como 'política' a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. O magnata do agronegócio também ponderou que já é hora do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT), deixar a 'retórica' e acionar a chancelaria para abrir o diálogo com os EUA.

"É claro que o presidente Trump toma uma posição contra o Brasil em função das questões políticas e da amizade que ele tem com o presidente Bolsonaro, ignorando a nossa legislação, a independência dos nossos poderes e, para mim, é bastante político. Não justificaria o Brasil estar dentro de uma tarifa de 50%. Deveríamos estar dentro daquelas outras que ele colocou como penalidades para o mundo inteiro, 10%, 20%, mas 50 é bastante exagerado", apontou Blairo à imprensa nesta quarta-feira (14).

O ex-governador evitou polemizar a influência da família Bolsonaro na ofensiva de Trump contra o Brasil. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, está em auto-exílio nos Estados Unidos e se coloca como um dos interlocutores das sanções ao país devido à suposta perseguição à sua família e seus apoiadores. 

'A gente não tira o direito de brigar pelas coisas que ele acha que tem que ser feito, mas acho que está todo mundo pagando uma conta sem dever", avaliou Maggi.

Por outro lado, ponderado, Blairo também alfinetou o presidente Lula e avaliou que está na hora de retomar o diálogo com os Estados Unidos. 

"Eu acho que a diplomacia tem o seu tempo. O presidente Lula tem que entregar isso para a nossa chancelaria, que sempre foi muito boa, negociou muito pontualmente no mundo. Não tivemos problemas até agora. Tem que sair da retórica política, que já foi feito, já defendeu o país da forma como ele achava que deveria ser nas palavras e agora tem que entregar para chancelaria desobstruir os canais, voltar a conversar e quem sabe reduzir essas tarifas", finalizou.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]