O presidente do PL em Mato Grosso, Ananias Filho, afirmou que a relação familiar entre o senador Wellington Fagundes (PL) e a deputada estadual Janaina Riva (MDB) não irá refletir nas articulações do partido às eleições 2026. Ananias reconheceu a força política de Janaina, porém, disse que o fato de ser nora de Fagundes não vai favorecê-la em uma possível aliança com o PL, compondo com o deputado federal José Medeiros (PL) ao Senado.
"Eu creio que a estão familiar é o que menos importa. A Janaina é uma pretensa candidata. Ela fala que pode ser a governadora ou senadora. Ela é uma liderança estadualizada e tem tudo para ser protagonista em disputa eleitoral", comentou Ananias Filho à TV Vila Real nesta quarta-feira (24) sobre Riva.
LEIA MAIS: Ranalli sugere que Wellington ceda espaço a Janaina para disputar governo
O presidente do PL reforçou que a candidatura de Medeiros ao Senado é causa fechada na legenda e ele não está ameaçado por qualquer nome que surja durante as negociações ao pleito.
"O Medeiros não tem preocupação com nenhum candidato. Ele está se preparando e está muito tranquilo para fazer essa disputa", falou Ananias.
Além disso, Ananias lembrou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já sinalizou que seus candidatos ao Senado em Mato Grosso são Medeiros e o governador Mauro Mendes (União Brasil). Portanto, se Mauro decidir entrar na disputa e optar pelo PL, seu espaço para uma 'dobradinha' com José Medeiros está garantido.
Ananias ainda destacou dados obtidos pelo PL. Pesquisas encomendadas pelo partido mostram que 30% do eleitorado votaria em candidato indicados por Bolsonaro, 25% poderia votar e somente 23% não votaria de jeito nenhum em nomes defendidos pelo ex-presidente. Para Ananias, há chances reais de Medeiros ser eleito.
"Ele tem grandes chances, o estado é bolsonarista. O estado é de direita", ressaltou.