Os ministros das Relações Exteriores da Dinamarca e da Groenlândia se reunirão com o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, na Casa Branca, nesta quarta-feira (14). A reunião vem após semanas de ameaças do presidente Donald Trump de anexar ou comprar a Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca.
Ao Jornal da CBN, o pesquisador Felipe Estre, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), afirmou a Groenlândia é uma região estratégica pelas rotas marítimas e recursos naturais. Ele analisou ainda que o presidente americano tem um 'descaso' pelas normas internacionais.
'Ele acha que os Estados fortes têm que garantir a sua área de influência para conseguir, por meio da força, garantir a sua segurança'.
Felipe Estre destacou que a Groenlândia não conseguiria se defender de uma investida militar dos Estados Unidos. Segundo o pesquisador, a melhor forma de resolver a questão é por meio de regras claras que, se descumpridas, podem gerar consequências ao país norte-americano.
'Lembremos que os Estados Unidos, em 2003, ainda durante o governo do Bush, ele desrespeitou as regras internacionais ao invadir o Iraque. Isso teve um custo em termos de enfraquecimento das redes de aliança e crítica de aliados históricos'.


















