Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

10 de Novembro de2025


Área Restrita

Política Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025, 14:42 - A | A

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025, 14h:42 - A | A

COP30

Alcolumbre nega contradição e defende exploração da Foz do Amazonas

Presidente do Congresso disse que exploração de petróleo pode financiar a transição energética

Administração

 
 
CNN
Foto-Senado Federal

O senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Congresso Nacional, rejeitou haver contradição entre defender o desenvolvimento sustentável e a exploração de petróleo na Margem Equatorial.

 
 
“Estou convencido de que, apesar das nossas dificuldades e contradições, precisamos de mapas do caminho para, de forma justa e planejada, reverter o desmatamento, superar a dependência dos combustíveis fósseis e mobilizar os recursos necessários para esses objetivos”, afirmou o presidente.

 

“Não há contradição”, afirmou Alcolumbre. “Todos os outros países do mundo que estão presentes na COP utilizam da exploração e da pesquisa de petróleo para bancar a transição energética e a margem equatorial será mais um exemplo deste para o nosso país”, disse.

A Petrobras informou no final de outubro, semanas antes do início da conferência sobre mudança climática da ONU, que recebeu a licença de operação do Ibama para a perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, na Margem Equatorial.

“O Brasil é um exemplo para o mundo do ponto de vista de preservação ambiental. Nenhum outro país preserva mais de 60% do seu território como o Brasil preserva. E o Amapá é um exemplo disso”, disse Alcolumbre.

“Esse é o ponto de equilíbrio que a gente quer debater nesta COP: garantir o financiamento para proteção dessas famílias e, ao mesmo tempo, entender que só assim vamos manter a preservação ambiental do Brasil”, afirmou.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]