O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), integrou a comitiva do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) em visita ao Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta quinta-feira (12). O encontro com o governador Tarcísio de Freitas (Republicano) reforça a tese de que, embora mantenha a fidelidade formal ao PL, Abílio caminha a passos largos em sintonia com o projeto de Pivetta para 2026.
Reprodução
Encontro no Palácio dos Bandeirantes.
Em vídeo publicado por Pivetta, Abilio aparece sentado ao lado dele. E com Freitas, o clima foi de mútua admiração. O governador de São Paulo elogiou a gestão de Mauro Mendes (UB) e Pivetta em Mato Grosso, afirmando que o estado "vai continuar sendo muito bem administrado", em referência a manutenção do poder nas mãos do grupo atual. Em resposta Pivetta disse que quer usar exemplos de boas ações do maior Estado do país em MT. Assista ao final.
O encontro contou ainda com a presença do "supersecretário" de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura de Cuiabáde Cuiabá, Fernando Medeiros.
O DILEMA DA FIDELIDADE PARTIDÁRIA
Oficialmente, Abílio segue as diretrizes do presidente estadual do PL, Ananias Filho, que exige apoio incondicional à pré-candidatura do senador Wellington Fagundes (PL) ao Governo.
No entanto, os gestos do prefeito em direção a Pivetta, e inclusive declarações recentes, evidenciam um desejo por um palanque único.
Abílio busca não cometer infidelidade partidária, respeitando o apoio que recebeu do PL em 2022 e 2024.
Mas reconhece que a proximidade com Pivetta facilita a a artiulação com o Estado, sendo que esta foi uma das promessas de campanha do bolsonarista, de reconstruir pontes, após oito anos de uma gestão marcada pelo rompimento entre o ex-prefeito Emanuel Pinheiro (PSD) e Mendes.
Além de garantir a manutenção de técnicos cedidos pelo Governo Mauro Mendes para o secretariado de Cuiabá, como ex-adjunto da Secretaria de Estado Educação que agora é o titular da primeira 'supersecretaria' de Brunini que uniu a Educação, Cultura, Esportes e Lazer, e a atual secretária de Saúde.
DESGASTE SUPERADO
A agenda em São Paulo ocorre poucos dias após um mal-estar público no Palácio Paiaguás. Na ocasião, Abílio se retirou de um evento após ser surpreendido por uma decisão do Estado sobre a Santa Casa de Cuiabá. A viagem ao lado de Pivetta sinaliza que o canal de diálogo institucional, e político, permanece aberto e prioritário para o prefeito.
LEIA MAIS: PL confirma pré-candidatura de Wellington e exige apoio de lideranças
Mauro rebate PL após exigência de apoio a WF: "ninguém é submisso a partido"
Abilio afirma que seguirá PL apoiando WF, mas que continua na 'torcida' por palanque único
Pivetta nega cooptação de prefeitos do PL e aposta em foco no eleitorado
VEJA VÍDEO:




















