Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

13 de Fevereiro de2026


Área Restrita

Política Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026, 09:54 - A | A

Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026, 09h:54 - A | A

ENTRE O PL E O PALÁCIO

Abílio reforça laços com Pivetta em agenda com Tarcísio de Freitas; assista

Prefeito de Cuiabá participa de agenda com Tarcísio de Freitas e reforça proximidade com vice-governador, apesar de diretriz do PL pró-Wellington Fagundes.

Conteúdo Hipernotícias
DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), integrou a comitiva do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) em visita ao Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta quinta-feira (12). O encontro com o governador Tarcísio de Freitas (Republicano) reforça a tese de que, embora mantenha a fidelidade formal ao PL, Abílio caminha a passos largos em sintonia com o projeto de Pivetta para 2026.

Reprodução

Abílio reforça laços com Pivetta em agenda com Tarcísio de Freitas

 Encontro no Palácio dos Bandeirantes.

Em vídeo publicado por Pivetta,  Abilio aparece sentado ao lado dele. E com Freitas, o clima foi de mútua admiração. O governador de São Paulo elogiou a gestão de Mauro Mendes (UB) e Pivetta em Mato Grosso, afirmando que o estado "vai continuar sendo muito bem administrado", em referência a manutenção do poder nas mãos do grupo atual. Em resposta Pivetta disse que quer usar exemplos de boas ações do maior Estado do país em MT. Assista ao final

O encontro contou ainda com a presença do "supersecretário" de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura de Cuiabáde Cuiabá, Fernando Medeiros.

O DILEMA DA FIDELIDADE PARTIDÁRIA

Oficialmente, Abílio segue as diretrizes do presidente estadual do PL, Ananias Filho, que exige apoio incondicional à pré-candidatura do senador Wellington Fagundes (PL) ao Governo.

No entanto, os gestos do prefeito em direção a Pivetta, e inclusive declarações recentes, evidenciam um desejo por um palanque único.

Abílio busca não cometer infidelidade partidária, respeitando o apoio que recebeu do PL em 2022 e 2024.

Mas reconhece que a proximidade com Pivetta facilita a a artiulação com o Estado, sendo que esta foi uma das promessas de campanha do bolsonarista, de reconstruir pontes, após oito anos de uma gestão marcada pelo rompimento entre o ex-prefeito Emanuel Pinheiro (PSD) e Mendes. 

Além de garantir a manutenção de técnicos cedidos pelo Governo Mauro Mendes para o secretariado de Cuiabá, como ex-adjunto da Secretaria de Estado Educação que agora é o titular da primeira 'supersecretaria' de Brunini que uniu a Educação, Cultura, Esportes e Lazer, e a atual secretária de Saúde. 

DESGASTE SUPERADO

A agenda em São Paulo ocorre poucos dias após um mal-estar público no Palácio Paiaguás. Na ocasião, Abílio se retirou de um evento após ser surpreendido por uma decisão do Estado sobre a Santa Casa de Cuiabá. A viagem ao lado de Pivetta sinaliza que o canal de diálogo institucional, e político, permanece aberto e prioritário para o prefeito.

LEIA MAIS:  PL confirma pré-candidatura de Wellington e exige apoio de lideranças  

Mauro rebate PL após exigência de apoio a WF: "ninguém é submisso a partido"

Abilio afirma que seguirá PL apoiando WF, mas que continua na 'torcida' por palanque único 

Pivetta nega cooptação de prefeitos do PL e aposta em foco no eleitorado 

VEJA VÍDEO: 

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]