Sexta-feira, 04 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,41 | EURO R$ 6,38

04 de Julho de2025


Área Restrita

Política Sexta-feira, 04 de Julho de 2025, 10:38 - A | A

Sexta-feira, 04 de Julho de 2025, 10h:38 - A | A

SAÚDE EM EMBATE

Abilio rebate vereadora Maysa e garante que UPAs já apresentam melhorias

Prefeito afirma que, apesar de problemas, gestão tem avançado no combate à falta de medicamentos e melhorias no atendimento médico

Conteúdo Hipernotícias
DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), rebateu as críticas feitas pela vereadora Maysa Leão (Republicanos) sobre a situação das unidades de pronto atendimento (UPAs) da Capital. Segundo Maysa, as recepções podem até parecer vazias, mas as enfermarias estariam superlotadas, com pacientes em cadeiras quebradas e sem acesso adequado a exames, medicamentos ou alimentação para acompanhantes.  

Abilio, porém, disse que, mesmo como prefeito, continua sendo o primeiro a fiscalizar as unidades de saúde e que os problemas apontados estão sendo corrigidos gradualmente. “Eu fico feliz que agora a Maysa está visitando as UPAs. Eu faço isso o tempo todo, vou praticamente todos os dias. Continuo fiscalizando, mesmo sendo prefeito; sou o primeiro a fiscalizar”, declarou.  

O gestor reconheceu que há cadeiras quebradas e necessidade de reparar o mobiliário, mas destacou que as medidas prioritárias já estão em andamento. “Temos seis meses de gestão e estamos corrigindo o essencial: combatendo a falta de medicamentos, melhorando o atendimento médico e colocando a pediatria para funcionar”, afirmou.  

Abilio ressaltou que, embora o mobiliário também seja importante, ainda não houve tempo nem recursos para reestruturar completamente as UPAs. “Daqui a pouco ela vai reclamar de outra coisa, porque isso também vamos corrigir. Agora, o importante é que ela reconheça que a recepção das UPAs está vazia”, completou o prefeito.  

O chefe do Executivo municipal também rebateu as críticas sobre pacientes esperando dias em salas de medicação. Ele explicou que a regulação de transferências de urgência e emergência não é de responsabilidade do município, mas do governo do Estado. “Se a vereadora quiser reclamar disso, pode procurar o Estado ou o Ministério Público, porque a regulação não é feita pela Prefeitura”, enfatizou.  

Por fim, Abilio criticou o tom das manifestações da vereadora, dizendo que parece haver motivação política e que ela estaria defendendo “quem quer apenas pegar atestado”. Ele disse que as fiscalizações são importantes, mas que a forma como são feitas pode ter cunho eleitoreiro, embora tenha reconhecido que o papel do vereador é fiscalizar.  

POSIÇÃO DA VEREADORA

A vereadora Maysa Leão contestou as declarações do prefeito e o convidou publicamente para visitar juntos as UPAs, para que ele possa verificar pessoalmente as condições das enfermarias e salas de emergência. “A UPA que ele mostrou vazia ontem estava lotada ontem e está lotada hoje. Pessoas estão internadas sentadas em cadeiras quebradas, sem medicamento, sem acesso a exames, sem dignidade e sem alimentação para o acompanhante”, criticou Maysa.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]