O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que a relação com a vice-prefeita Coronel Vânia Rosa (Novo) está "dentro da normalidade" após ele assinar o Decreto nº 11.310, que centraliza na figura do prefeito a representação em órgãos estaduais e federais. Abilio disse o diálogo foi mantido com a vice e que atendeu pedidos de Vânia, implementando mudanças no gabinete dela.
"Dentro da normalidade. Ela está na frente da minha sala, a gente conversa... Ela solicitou modificações na sua equipe, a gente fez. Está tudo dentro da nornalidade", falou o prefeito à Vila Real neste sábado (20).
LEIA MAIS: Coronel Vânia reage a decreto de Abilio e mantém agenda como vice-prefeita
A determinação não freou a Coronel que continua atendendo aos compromissos oficiais. Por meio de nota, Vânia ressaltou a legitimidade do cargo e de estar presente nos locais que é convidada. O último evento que ela compareceu foi a abertura do GreenFarm, no Parque Novo Mato Grosso, na sexta-feira (19), compondo o dispositivo de autoridades.
A relação entre Vânia e Abilio já estava estremecida antes da publicação do 'Decreto da Mordaça', como é chamado entre os vereadores da oposição. A vice foi exonerada da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) pelo prefeito após desentendimento com a presidente da Câmara, Paula Calil (PL), indicada por Abilio ao cargo. Vânia se recusou a atender Paula e para evitar um racha na base do Legislativo, Abilio ficou ao lado da vereadora e retirou a vice-prefeita da Semob.
Depois do anúncio do desligamento, Abilio fez uma vistoria no prédio da Semob e encontrou uma maca no gabinete de Vânia. A situação foi exposta nas redes sociais, gerando mais tensão nos bastidores do Palácio Alencastro. Vânia reagiu. No 1º Encontro da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa (ALMT), promovido pela deputada estadual Janaina Riva (MDB), ela acentuou que uma maca não a define. Na mesma ocasião, a vice-prefeita rechaçou a violência política de gênero.