O vereador Lucas de Souza Lemos (União Brasil), de 32 anos, foi denunciado pelo MPBA (Ministério Público da Bahia) por tráfico de drogas, associação para o tráfico e financiamento do crime. Natural de Itabela, no extremo sul do estado, ele está preso desde novembro, quando foi detido em flagrante durante uma operação contra a facção criminosa BDM (Bonde do Maluco).
De acordo com o MP, Lemos integrava a estrutura do BDM desde pelo menos 2020, com atuação contínua e estável na criminalidade. Em 2022, suas funções se ampliaram, incluindo o tráfico de drogas, o financiamento do crime e o compartilhamento de informações estratégicas da facção rival.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
O órgão afirma ainda que o vereador teria participado da ocultação de provas relacionadas a homicídios e de esforços para dificultar investigações.
O parlamentar estava em seu primeiro mandato na cidade de Itabela, no extremo sul do estado, eleito com 667 votos, e também atuava como assistente social.
Dois dias após a prisão, em 14 de novembro, Lucas Lemos foi afastado do cargo pela Justiça, junto com todos os assessores ligados ao seu mandato. Segundo o regimento interno da Câmara Municipal, o suplente poderá assumir 60 dias após o afastamento, caso não haja nova decisão judicial. Em 9 de dezembro, a Justiça decidiu pela manutenção da prisão preventiva do vereador.



















