Durante o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, a Operação Lei Seca resultou na prisão de 11 motoristas por embriaguez ao volante, conforme balanço divulgado pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
As ações ocorreram entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, com abordagens concentradas na rodovia MT-251, principal acesso ao município, que fica a 63 km de Cuiabá. Ao todo, foram realizados 1.189 testes de alcoolemia, resultando em 51 infrações relacionadas ao consumo de álcool, incluindo as prisões em flagrante.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
De acordo com a tenente-coronel PM Monalisa Furlan, coordenadora do GGI, os dados refletem um comportamento mais consciente da população: “Ao considerar o número de testes aplicados e as infrações registradas, é possível perceber que a população está mais consciente e evitando a combinação de álcool e direção. Também não houve registro de acidentes graves ou com vítimas fatais, o que mostra que nosso objetivo foi alcançado.”
Durante as cinco edições da operação, foram fiscalizados 1.159 veículos, dos quais 146 foram autuados e 91 removidos por irregularidades.
Entre os 164 Autos de Infração de Trânsito (AIT) expedidos, destacam-se: 79 por documentação irregular; 32 por condução sob efeito de álcool; 12 por dirigir sem habilitação; 8 por recusa ao teste do bafômetro.
A operação contou com apoio do Batalhão de Trânsito da PM, Delegacia de Delitos de Trânsito, Detran, Corpo de Bombeiros, Politec, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.