Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

28 de Janeiro de2026


Área Restrita

Polícia Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026, 10:45 - A | A

Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026, 10h:45 - A | A

SEGUNDO RELATÓRIO

Chico ironizou repórter que investigava emendas: “buscando pelo em ovo”

Mensagens mostram deboche de Chico 2000 a repórter que investigava repasses ao Ibrace

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

O vereador Chico 2000 (sem partido) ironizou os questionamentos de um repórter que o procurou para pedir informações sobre as emendas destinadas por ele para o Instituto Brasil Central (Ibrace), responsável por realizar corridas de rua apoiadas por Chico.

Conforme o relatório da investigação da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), no dia 26 de março de 2025, o jornalista Lázaro Thor Borges enviou mensagens por WhatsApp para o vereador.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

 
 

"Estou fazendo uma matéria sobre destinação de emendas para o Instituto Brasil Central. Eu gostaria de saber se é possível a reportagem ter acesso ao projeto das corridas, o detalhamento dos gastos que justifiquem valores tão altos de emenda para esse tipo de evento", escreveu o jornalista, que foi ignorado pelo parlamentar.

Um minuto depois, Chico envia um áudio para João Nery Chiroli avisando do interesse da imprensa nos repasses.

"Os caras ficam buscando pelo em ovo, rapaz. Eu não vou nem responder essas mensagens desse cara aí, porque não merece nem resposta, viu? Estou mandando aí só para você ter conhecimento, tá bom? Um abraço", diz, conforme a transcrição da Polícia Civil.

João Nery Chirolli é proprietário Chirolli Esportes e ambos são investigados por participação no esquema.

Conforme a polícia, a troca de mensagens demonstraria que Chirolli acompanhava de perto os trâmites administrativos do Ibrace. Além disso, "causou estranheza" nos policiais o fato de que, em um dos processos protocolados pelo Ibrace junto ao município para a 36ª Corrida Bom Jesus de Cuiabá, o atestado de capacidade técnica apresentado pelo Ibrace foi fornecido pela Chirolli Esportes.

Um outro alvo da operação é Joaci Conceição Silva, que aparece no quadro societário do Instituto Brasil Central. Ele também é assessor parlamentar do vereador Mário Nadaf (PV) que não possui envolvimento com a investigação. Por determinação judicial, ele foi afastado do cargo.

Rubens Vuolo Júnior, que é chefe de gabinete de Chico 2000 desde janeiro de 2025, e Alex Jony Silva, que atuou como assessor parlamentar na Câmara entre fevereiro e agosto de 2020, também estão na lista de investigados.

Essas pessoas teriam se associado com a finalidade de direcionar emendas parlamentares para o instituto e a empresa, e o recurso era parcialmente “devolvido” para Chico 2000, que era o responsável pela destinação da emenda. Conhecida como “rachadinha”, a ação constitui o crime de peculato.

Além disso, a polícia também apontou a prática de associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]