A semeadura do trigo na Argentina atingiu 98,3% da área projetada de 6,7 milhões de hectares, com avanço de 2,4 pontos percentuais na última semana. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), chuvas generalizadas sobre toda a região agrícola melhoraram significativamente a oferta hídrica para o cereal, especialmente nas províncias de Santa Fé, Entre Ríos e Corrientes.
Cerca de 78,7% das lavouras de trigo estão em condições de umidade entre adequada e ótima, enquanto 96,9% apresentam estado vegetativo de normal a excelente. No norte do país, o início da fase reprodutiva está sendo beneficiado pela recuperação da umidade no solo. Em áreas com excesso de chuvas, houve relatos pontuais de redução na população de plantas, mas sem impacto significativo na produtividade. Apenas 3,8% do trigo em campo já está em estágio reprodutivo, concentrado no norte.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
A colheita de milho com destino a grão comercial alcançou 88% da área cultivada, com rendimento médio nacional de 72,3 sacas por hectare. Em Córdoba, os trabalhos estão praticamente concluídos no centro-norte, com média de 80,5 sc/ha. No sul da província ainda falta colher 14% da área, com rendimento acumulado de 74,3 sc/ha. Na província de Buenos Aires, há atrasos, especialmente nas regiões centro e sul, mas os rendimentos estão dentro do esperado. A estimativa de produção foi mantida em 49 milhões de toneladas.
Quanto ao sorgo granífero, a colheita atingiu 95% da área nacional. Os rendimentos médios foram de 35,3 sc/ha, com destaque para os plantios tardios do centro do país, que superaram as expectativas. Apesar do estresse hídrico e térmico do final do verão, a produção foi revista para cima em 100 mil toneladas, totalizando agora 3,1 milhões de toneladas – aumento de 3,3% em relação à projeção anterior.