CBNFoto: Reprodução CBN-Globo
Em entrevista ao Jornal da CBN, o comentarista da casa e editor executivo da Globo Rural, Cassiano Ribeiro, analisou os impactos da nova tarifa dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, que entrou em vigor nesta quarta-feira (6). O setor mais afetado, segundo ele, é o agronegócio, especialmente a cadeia do café, que foi surpreendida pela inclusão na taxação. Os EUA são o segundo maior destino do café brasileiro, e a medida travou as vendas do grão, elevando a incerteza no setor.
Cassiano também destacou efeitos negativos sobre a exportação de carnes, pescados e frutas. A indústria de pescado, que enviava peixe fresco por avião, já recorre ao governo para estocar o excedente. No caso da fruticultura, a queda na demanda externa derrubou os preços internos de mangas e uvas, com impacto direto sobre pequenos produtores. Segundo ele, há expectativa de medidas emergenciais, como compras públicas e incentivos à industrialização, para conter os prejuízos.
Apesar da articulação de setores privados junto a importadores americanos, ainda não há sinais de reversão das tarifas por parte da Casa Branca. ‘Nada compensa a perda de um cliente do tamanho dos Estados Unidos. É o segundo maior comprador do café brasileiro e movimenta mais de 1% do PIB americano com a indústria de café’, afirmou Cassiano. Para ele, o impasse é político e exige atuação diplomática do governo brasileiro.