Segundo a análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada na segunda-feira (9), pelo sexto mês consecutivo o preço do leite pago ao produtor em Mato Grosso registrou queda. Em dezembro de 2025, o valor médio recebido pelo leite captado foi de R$ 1,77 por litro, recuo de 4,02% em relação ao mês anterior.
A redução esteve relacionada ao aumento da captação de leite no período, resultado, sobretudo, da melhora na qualidade das pastagens, favorecida pelo avanço das chuvas no estado. O Imea aponta que a maior disponibilidade de forragem contribuiu para a elevação da oferta de matéria-prima, pressionando os preços ao produtor.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Apesar da queda observada ao longo do último semestre de 2025, a média anual apresentou crescimento de 1,05% em relação a 2024, com o pecuarista de leite mato-grossense recebendo, em média, R$ 2,19 por litro no ano. O instituto destaca que esse foi o segundo maior valor pago ao produtor na série histórica, ficando atrás apenas do registrado em 2022.
De acordo com o Imea, o aumento da média anual foi sustentado pelos avanços nos preços da matéria-prima no primeiro semestre de 2025, associados à menor produção de leite no estado e aos aumentos nos custos de produção ao longo do período.




















