Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

13 de Novembro de2025


Área Restrita

Notícias do Agro Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025, 10:35 - A | A

Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025, 10h:35 - A | A

Comportamento

Levantamento indica terceira queda do frete

O comportamento recente reflete o balanço entre fatores que influenciam a demanda

Administração

 

 
Agrolink - Leonardo Gottems
- Foto: Arquivo Agrolink
 

O mercado de transporte rodoviário registrou em outubro um cenário de leve acomodação nos valores cobrados por quilômetro rodado no país. Na análise mais recente do Índice de Frete Rodoviário, elaborado pela Edenred com base em dados da plataforma Repom, o preço médio nacional passou de 7,25 reais em setembro para 7,23 reais em outubro, queda de 0,28% e terceira retração mensal seguida. O movimento indica um período de estabilidade após meses de variações mais intensas. 

O comportamento recente reflete o balanço entre fatores que influenciam a demanda. O agronegócio mantém projeções positivas para a safra de 2025, o que tende a sustentar o fluxo de cargas. Ao mesmo tempo, a desaceleração da atividade industrial reduziu o ritmo de embarques e ajudou a conter parte da pressão sobre os valores. A manutenção dos preços do diesel também contribuiu para evitar oscilações maiores. Segundo o Índice de Preços Edenred Ticket Log, o S-10 permaneceu em 6,21 reais em outubro, sem mudança frente ao mês anterior.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Outro elemento que tem moldado o comportamento do mercado é o reforço da fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres sobre o cumprimento da Tabela de Preço Mínimo. O diretor da área de frete comenta, em contexto de declaração, que a atuação mais rígida reduz a dispersão de valores e favorece maior equilíbrio entre oferta e demanda. 

“A fiscalização mais rigorosa da ANTT contribuiu para manter a média do frete em níveis estáveis. Com mais empresas buscando se adequar às regras, observa-se uma menor dispersão nos valores praticados e uma tendência de equilíbrio entre oferta e demanda”, comenta Vinicios Fernandes, Diretor da Edenred Frete.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]