Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

31 de Outubro de2025


Área Restrita

Notícias do Agro Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025, 16:07 - A | A

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025, 16h:07 - A | A

Lote piloto

Implemento automatiza distribuição de tubos nos canaviais

Desde 2024, foram vendidas 22 unidades do Hauler em lote piloto

Administração

 

 
Agrolink - Leonardo Gottems
Foto: Canva
 

Uma startup brasileira destinou R$ 1,5 milhão ao desenvolvimento de um novo implemento voltado à mecanização da distribuição de tubos utilizados na fertirrigação, especialmente na aplicação de vinhaça, subproduto do etanol com alto valor fertilizante. A Agricef, empresa especializada em soluções tecnológicas para o agronegócio, é a responsável pelo projeto do Hauler, equipamento que nasceu de demandas do setor sucroenergético e já vem sendo adotado por grandes grupos. 

Desde 2024, foram vendidas 22 unidades do Hauler em lote piloto. Em 2025, outras 12 foram entregues, e novas negociações estão em andamento para 2026, com potencial estimado de 300 unidades no mercado brasileiro. Entre os clientes está o grupo Atvos, que adquiriu recentemente 12 equipamentos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

O principal diferencial do Hauler é a automatização do processo de carga e descarga dos tubos, reduzindo riscos operacionais e aumentando a eficiência. No método tradicional, operadores trabalhavam sobre caminhões em movimento, o que frequentemente resultava em acidentes. Com o novo sistema, o processo é mais rápido e seguro, permitindo ganhos de 20% a 40% na montagem das tubulações e redução de até 40% no efetivo necessário. 

“Estimamos que o mercado potencial brasileiro para a solução alcance cerca de 300 unidades”, explica Domingos Guilherme Cerri, diretor de pesquisas, desenvolvimento e inovação da Agricef. “A segurança foi o grande impulso para o desenvolvimento do Hauler. No método tradicional, dois operadores permanecem sobre o caminhão, repassando os tubos para colegas posicionados no solo, muitas vezes com o veículo ainda em movimento”, conclui.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]