Terça-feira, 04 de Novembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

04 de Novembro de2025


Área Restrita

Notícias do Agro Terça-feira, 04 de Novembro de 2025, 15:51 - A | A

Terça-feira, 04 de Novembro de 2025, 15h:51 - A | A

Garantir a disponibilidade hídrica

Caatinga se destaca na captura de carbono

“A pesquisa traz evidências científicas que fortalecem o que já percebemos"

Administração

 

 
Agrolink - Leonardo Gottems
Foto: Divulgação
 

Mesmo ocupando apenas 10% do território nacional, a Caatinga foi responsável por até 50% do sequestro de carbono no Brasil entre 2015 e 2022, segundo estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicado pelo Jornal da Unesp em 28 de julho de 2025. A pesquisa aponta o bioma semiárido como protagonista na mitigação das mudanças climáticas, evidenciando sua importância ecológica e climática, especialmente em períodos de maior incidência de chuvas. 

Utilizando imagens de satélite e indicadores ecológicos, os pesquisadores demonstraram que a vegetação nativa da Caatinga tem alta capacidade de capturar CO2, mesmo em regiões áridas. Na Bahia, estado com a maior área contínua do bioma, os resultados reforçam o papel estratégico do ecossistema na regulação climática e na conservação de recursos hídricos, beneficiando as bacias hidrográficas e a estabilidade dos solos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) da Bahia têm atuado como espaços de integração entre sociedade civil, poder público e usuários da água para fortalecer ações de sustentabilidade. Para Ismael Medeiros, vice-presidente do CBH do Rio Paraguaçu, o estudo reforça a importância da gestão integrada dos recursos naturais. Já Suely Argôlo, presidente do CBH do Rio Salitre, lembra que “preservar a Caatinga é também preservar as bacias hidrográficas e garantir a disponibilidade hídrica”. 

“A pesquisa traz evidências científicas que fortalecem o que já percebemos na prática que preservar a Caatinga é também preservar as bacias hidrográficas e garantir a disponibilidade hídrica. No nosso Comitê do Salitre temos um lema que é ‘A Caatinga em pé’ para que possamos sempre lembrar de lutar e preservar este bioma tão importante para nossa bacia e região ”, aponta.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]