Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,40 | EURO R$ 6,33

15 de Agosto de2025


Área Restrita

Notícias do Agro Terça-feira, 12 de Agosto de 2025, 10:28 - A | A

Terça-feira, 12 de Agosto de 2025, 10h:28 - A | A

Perdeu complexidade produtiva

Brasil precisa investir em manufatura e inovação

“A economia brasileira perdeu, em grande escala, complexidade produtiva"

 

 
Agrolink - Leonardo Gottems
Foto: Pixabay
 

O Brasil segue excessivamente dependente da exportação de commodities e distante das cadeias globais de maior valor agregado, alerta o economista e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Paulo Gala. O tema será debatido no 9º Fórum de Manufatura, que reunirá especialistas e empresários para discutir caminhos para retomar o desenvolvimento sustentável.  

“O problema surge quando a possibilidade de ganhar dinheiro num país significa permanecer eternamente extraindo commodities ‘da terra’. Nesse caso, não surgirão as externalidades responsáveis pelo desenvolvimento”, comenta.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Após um ciclo de crescimento impulsionado pelo consumo e pelo boom das commodities, a indústria nacional não avançou em tecnologia nem sofisticação. Segundo o economista, esse cenário provocou queda na produtividade total e agravou o processo de reprimarização. Ele lembra que, em 2014, apenas cinco produtos — ferro, soja, açúcar, petróleo e carnes — responderam por quase metade das exportações brasileiras, evidenciando a concentração em bens primários. 

Gala defende que o país adote uma estratégia coordenada entre Estado, universidades e empresas, com investimentos em pessoas, tecnologia, pesquisa e formação técnica. Para ele, o aprendizado produtivo exige um ecossistema que promova inovação e produção de bens de maior complexidade, tal como fizeram países asiáticos ao priorizar políticas industriais estratégicas.

“A economia brasileira perdeu, em grande escala, complexidade produtiva. A produtividade total da economia caiu, em um movimento que continuará até que as manufaturas domésticas se recuperem. O quadro para o futuro é alarmante” .

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]