A safra argentina de soja foi oficialmente encerrada, com uma produção total de 50,3 milhões de toneladas, conforme relatório divulgado pela Bolsa de Cereales de Buenos Aires (BCBA). O volume representa um crescimento de 15% em relação à média das últimas cinco temporadas, de 43,8 milhões de toneladas, e posiciona a atual colheita como a segunda melhor em produtividade no período, com rendimento médio de 29,7 sacas por hectare.
Ao mesmo tempo, o plantio de trigo atinge 78,2% da área projetada de 6,7 milhões de hectares. Segundo a BCBA, os trabalhos desaceleraram nas últimas semanas devido ao excesso de chuvas na segunda quinzena de junho, causando um atraso de 2,5 pontos percentuais em relação à média dos últimos cinco anos. No entanto, a ausência de novas precipitações e a presença de ventos contribuíram para a recuperação de áreas anteriormente alagadas. As lavouras implantadas estão em estágios de emergência a perfilhamento, com ocorrência pontual de necroses foliares provocadas por baixas temperaturas — condição que, segundo técnicos, pode favorecer o desenvolvimento do cereal em fases futuras.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
A colheita do milho grão também teve progresso importante, atingindo 61,7% da área estimada. O rendimento médio nacional está em 75,7 sacas por hectare. No norte da região agrícola, o avanço semanal foi de 15 p.p., com média de 42,9 sacas/ha. Em Córdoba, 47% do milho tardio já foi colhido, com rendimento médio de 78,8 sacas/ha. Já no oeste e centro de Buenos Aires, a umidade excessiva continua atrasando os trabalhos. A estimativa nacional de produção de milho segue em 49 milhões de toneladas.
Por fim, a colheita do sorgo granífero alcançou 73,9% da área apta, com rendimento médio nacional de 36,7 sacas/ha. No Chaco, os efeitos da seca reduziram os índices para menos de 25 sacas/ha, enquanto no Centro-Norte de Córdoba os resultados são mais expressivos, com produtividade média de 53,2 sacas/ha. A projeção de produção nacional de sorgo foi mantida em 3 milhões de toneladas.