Nesta terça-feira (15), último dia de atendimentos da Expedição Araguaia, projeto do Poder Judiciário e parceiros, realizados em Cocalinho (a 773 km de Cuiabá), a Justiça Comunitária cumpriu novamente sua missão. Dar dignidade aos que mais necessitam.O lavrador Benício José dos Anjos, 57 anos, popularmente conhecido por Pernambuco, estado em que nasceu, sofre de cirrose hepática. Ele tem cansaço, fraqueza e sofreu perda de peso. Há dois anos o quadro se agravou, desenvolveu icterícia (amarelamento da pele) e inchaço abdominal. Agora ele precisa de um transplante de fígado.
Sem familiares em Cocalinho, o vizinho, Delcides Custódia, 47, tenta diminuir o sofrimento do amigo. Ao buscar ajuda médica descobriu que Benício está sem documentos, o que impede qualquer ação.O caso chegou ao conhecimento do coordenador Estadual da Justiça Comunitária e responsável pela Expedição Araguaia, José Antônio Bezerra Filho, o Dr Tony. O magistrado conversou com os parceiros do projeto e Benício teve prioridade no atendimento. Um carro da Secretaria Municipal da Assistência Social foi até a casa dele e o trouxe até a Escola Municipal José Umberto Moreira.
No local recebeu doação de vestimentas, toalha e cobertor. Foi orientado a buscar segunda via da Certidão de Nascimento no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais Serra do Vento, em Belo Jardim (PE). Com o protocolo do pedido do documento, que será enviado pelos Correios, pode solicitar nova via do RG na Expedição. Além disso, o INSS solicitou da Secretaria de Assistência Social a atualização do Cadastro Único dele para acessar o auxílio doença e ajudar nas despesas. "Eu já não tinha esperança nenhuma. Agora estou com tudo encaminhado e com fé em Deus conseguirei um fígado compatível e farei a cirurgia. E devo tudo a Expedição Araguaia que soube da situação e deu os caminhos", agradeceu.
A população de Cocalinho pode se beneficiar com os demais serviços ofertados pelo Judiciário e parceiros como emissão de documentos, consultas médicas, orientação da Defensoria Pública e INSS. Serviço de beleza, atividades educativas e muito mais. Missão cumprida - O clima dos integrantes das equipes da Expedição Araguaia era de despedida do projeto e com a sensação de dever cumprido. Nos últimos 15 dias, os integrantes percorreram cinco municípios com dedicação realizaram todos os serviços propostos.
"Vocês são verdadeiros anjos enviados por Deus a Cocalinho", agradeceu a prefeita do município Dalva Peres. "O trabalho que vocês desenvolvem com tantas pessoas ao longo do trajeto é de emocionar. Por isso nas duas vezes que vocês vieram eu fiz questão de envolver toda a equipe da prefeitura no projeto. No próximo ano, não estarei na prefeitura, mas venho como voluntária", garantiu.
O Dr Tony agradeceu todos os integrantes das equipes da Expedição e lembrou dos desafios encarados nos últimos dias. "Cada um se dedicou ao projeto, fomos uma equipe coesa, com espírito de garra e união é o resultado só poderia ser esse, realizar mais atendimentos do que previsto inicialmente, mesmo tomando todo os cuidados por conta da pandemia", lembrou. Homenagem - O Exército Brasileiro participou da atividade em Cocalinho e prestou homenagem ao magistrado pelos serviços prestados. "Nosso objetivo é sempre ajudar o cidadão. Este projeto do Judiciário tem a mesma finalidade ao facilitar o acesso aos serviços do Estado e com isenção de taxa para os mais carentes. Por isso a parceria é de sucesso", declarou o Capitão Antônio César Zacarias.
Alcione dos Anjos/Fotos Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
















