| Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
| A última aula teve como tema “Gestão Estratégica de Cidades Inteligentes". Clique aqui para ampliar |
Com o tema “Gestão Estratégica de Cidades Inteligentes”, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) concluiu as aulas do MBA em Gestão de Cidades, realizado em parceria com a Fadisp. Compromisso institucional do presidente Sérgio Ricardo, a pós-graduação contou com a participação de mais de mil alunos entre prefeitos, secretários, técnicos e servidores municipais. A certificação será dia 9 de dezembro.
O 24° e último módulo foi ministrado pela arquiteta e urbanista Paola Regina Antonacio Monteiro, presidente da Câmara de Cidades Inteligentes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), que destacou que o tema faz parte de uma agenda global.
“Quando a gente fala de cidades inteligentes, falamos de marcos nacionais e internacionais que mostram como nos inserimos nesse contexto. Toda cidade pode passar por esse processo de transformação, seja centenária ou recente, porque estamos falando de bem-estar e qualidade de vida para a população. E isso todas as cidades querem”, destacou.
Segundo Paola, a tecnologia é um elemento essencial, mas não o único. “Ela foi o início da discussão, pela capacidade de gerar dados. Mas é preciso mudança de paradigma, pensar um planejamento mais estratégico e uma gestão embasada em informações qualificadas”, acrescentou.
Entre os alunos, o sentimento predominante foi de entusiasmo e avanço profissional. Para a servidora da Procuradoria Geral do Município de Cuiabá (PGM), Olivia Andrea Dalla Rosa, o MBA despertou novos interesses e impactou diretamente sua rotina de trabalho.
| Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
| A aula foi ministrada pela arquiteta e urbanista Paola Regina Antonacio Monteiro. Clique aqui para ampliar |
“Os módulos causaram estímulo e curiosidade. Vários temas nos fazem pensar que o futuro já está aí. A inteligência artificial, por exemplo, já faz diferença no meu dia a dia. Passei a usar muito mais, a buscar mais informações e a aplicar isso na Procuradoria, desde mobilidade urbana até o uso de sistemas na administração”, relatou a participante.
Sobre a última aula, Olivia destacou o desafio das cidades históricas. “Cuiabá não foi projetada para o futuro que está vindo. Pensar cidades inteligentes aqui é pensar como acolher as necessidades urbanas em um ambiente tão delicado.”
Para servidores internos, o MBA também reforçou capacidades técnicas essenciais. O assessor de Gabinete do TCE-MT Ilson Fernandes Sanches avaliou que a formação trouxe ferramentas fundamentais para o trabalho de apoio aos municípios.
“É uma sustentação que precisávamos para entender os novos programas federais e estaduais. Meu trabalho de conclusão foi sobre reforma tributária e isso já gerou resultados concretos, como o encontro técnico e o encontro internacional recentemente realizados. A importância desse curso está no conhecimento agregado, que melhora nossas entregas e propostas”, afirmou Sanches.
Sob coordenação do procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, o curso teve carga horária total de 360 horas. As aulas foram realizadas no auditório da Escola Superior de Contas e transmitidas ao vivo pela TV Contas (canal 30.2) e pelo Canal do TCE-MT no YouTube.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561


















