Quinta-feira, 17 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,54 | EURO R$ 6,44

17 de Julho de2025


Área Restrita

Justiça Quinta-feira, 17 de Julho de 2025, 14:11 - A | A

Quinta-feira, 17 de Julho de 2025, 14h:11 - A | A

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

TCE debate uso de inteligência artificial em ouvidorias

Evento online reuniu mais de 300 participantes e apresentou orientações para aplicação segura e ética da tecnologia

Conteúdo Hipernotícias

A utilização da inteligência artificial (IA) como ferramenta para as ouvidorias públicas foi o tema central da segunda edição de 2025 do evento Tricotando Sobre Ouvidoria, promovido nesta quinta-feira (17) pela Ouvidoria Geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). A transmissão online contou com a participação de mais de 300 pessoas.

Na abertura, o conselheiro ouvidor-geral do TCE-MT, Antonio Joaquim, destacou a importância do uso estratégico da tecnologia. “É um processo inevitável. O que precisamos é aproveitá-la para aprimorar a qualidade dos serviços, inclusive na ouvidoria, que representa a oportunidade do cidadão de exercer seus direitos”, afirmou.

Segundo o TCE-MT, a implementação da IA será feita de forma gradual nas ouvidorias de órgãos públicos do Estado, com ações formativas continuadas. Para Antonio Joaquim, organização e foco são pontos centrais nesse processo de transformação.

O representante da Controladoria-Geral da União (CGU), Mauro Kosis, ressaltou a relevância da temática. “A ouvidoria é um canal de diálogo da sociedade com os órgãos de controle. A temática escolhida é atual, necessária e estratégica”, disse.

O secretário-geral da Presidência do TCE-MT, Nilson Bezerra, avaliou que a tecnologia pode contribuir para maior eficiência. “A inteligência artificial contribui para uma resposta mais clara e consistente ao cidadão, o que melhora significativamente o serviço público”, afirmou.

A apresentação foi conduzida pelo servidor da Ouvidoria do TCE-MT e pesquisador da área, Walter Aguiar, que apresentou orientações para o uso seguro e ético da IA nas rotinas das ouvidorias, com ênfase em ferramentas generativas, como o ChatGPT.

Entre os pontos destacados estão a necessidade de protocolos internos alinhados às políticas de privacidade, revisões humanas e capacitação contínua dos servidores. Walter também demonstrou como desabilitar o uso de dados para treinamento no ChatGPT e ofereceu treinamento prático. “É preciso dar contexto, objetivos claros e, quando possível, minutas ou modelos que possam ser usados como base”, explicou.

O Tricotando Sobre Ouvidoria é realizado trimestralmente em formato online e foi transmitido pela TV Contas (canal 30.2) e pelo canal oficial do TCE-MT no YouTube.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]