A procuradora da República Denise Nunes Rocha Müller Slhessarenko, do Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso converteu um procedimento preparatório em inquérito civil para apurar possíveis danos à saúde de pequenos agricultores na Gleba Mestre I, no município de Jaciara (147 km de Cuiabá), causados pela exposição a agrotóxicos. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (17).
A investigação teve início a partir de uma manifestação da Associação de Pequenos Agricultores da Gleba Mestre I. O documento, intitulado "Análise dos Impactos de Agrotóxicos nas Famílias de Pequenos Agricultores da Gleba Mestre I", relata que a aplicação de agrotóxicos em parte da área, utilizada para o cultivo de soja e milho, estaria causando impactos diretos na saúde humana, de animais e plantas das comunidades de agricultores familiares União da Vitória e Renascer.
Essas comunidades estão instaladas em uma área de aproximadamente 500 hectares, que faz parte de um projeto de assentamento do Incra, enquanto o restante da gleba, com cerca de 5.666 hectares, é a área de cultivo de grãos. O inquérito busca aprofundar as investigações para verificar a denúncia de contaminação e, se necessário, tomar as providências judiciais ou extrajudiciais cabíveis.
O caso agora segue para investigação mais detalhada, com o objetivo de proteger a saúde e o bem-estar dos moradores da Gleba Mestre I.