Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

15 de Dezembro de2025


Área Restrita

Justiça Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025, 12:31 - A | A

Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025, 12h:31 - A | A

ACOMPANHANDO MAX RUSSI

Katiuscia Manteli pede desfiliação do PSB sem risco de perder mandato em Cuiabá

A vereadora apresentou carta de anuência e Justiça Eleitoral deu prazo de cinco dias para o partido se manifestar sobre a saída para o Podemos

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

A vereadora por Cuiabá, Katiuscia Manteli (PSB), ingressou com pedido de desfiliação do Partido Socialista Brasileiro (PSB) sem risco de perda do mandato. A ação de justificação de desfiliação partidária foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e movimentada na última sexta-feira (12).

O relator do caso, juiz Raphael de Freitas Arantes, acolheu a representação apresentada pela parlamentar e determinou que o PSB se manifeste até a próxima sexta-feira (19).

Na ação, o advogado de Katiuscia, Maurício José Camargo Castilho Soares, argumenta que a vereadora possui carta de anuência assinada tanto pelo diretório estadual quanto pela comissão provisória do PSB em Cuiabá, autorizando sua migração para o Podemos sem prejuízo do mandato.

Em sua decisão, o magistrado destacou que o pedido segue o rito previsto na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 22.610/2007, que trata das hipóteses de justa causa para desfiliação partidária.

Katiuscia Manteli foi eleita em 2024 com 2.785 votos e atualmente ocupa o cargo de primeira-secretária da Câmara Municipal de Cuiabá. Ela também já atuou como chefe de gabinete do deputado estadual Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que anunciou recentemente sua filiação ao Podemos.

A saída de Max Russi do PSB ocorre em meio à aproximação da legenda com partidos de esquerda. Em Mato Grosso, o PSB mantém um posicionamento de centro-esquerda e diálogo com o governo federal, alinhamento que se intensificou em razão da presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), na cúpula nacional da sigla.

Além disso, o estreitamento das relações do PSB com a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) tem motivado a saída de lideranças ligadas ao campo da direita no estado, grupo do qual Max Russi e aliados, como Katiuscia Manteli, fazem parte.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]