A juíza Alethea Assunção Santos, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, expediu nesta quinta-feira (19) alvará de soltura em favor de Andrew Nickolas Marques dos Santos, Michael Richard da Silva Almeida e Elzyo Jardel Xavier Pires. Os três estavam presos preventivamente no âmbito da Operação Fair Play e tiveram a medida revogada.
Andrew Nickolas é considerado o ‘braço direito’ de Paulo Witer Farias Paelo, o ‘WT’, apontado pela polícia como o contador do Comando Vermelho em Mato Grosso. De acordo com as investigações ele teria aberto um centro automotivo de fachada para dar aparência lícita ao dinheiro do tráfico. Sua empresa teria transferido R$ 84,3 mil via Pix para ajudar na compra de um apartamento de luxo para WT em Santa Catarina.
Michael Richard seria um dos ‘homens de confiança’ do líder do esquema de lavagem de dinheiro da facção no estado. Ele é acusado de auxiliar na ocultação de bens de Paulo Witer além de ser responsável por recolher o lucro do tráfico nas ‘bocas de fumo’ gerenciadas pelo núcleo do seu chefe.
LEIA MAIS: Justiça mantém prisão de braço direito de 'WT' que lavava dinheiro para o Comando Vermelho
Já Elzyo Jardel, ex-assessor parlamentar e um dos laranjas na compra de um imóvel de luxo em Santa Catarina, deverá seguir preso por ter sido condenado a 10 anos e 2 meses por lavagem de dinheiro por meio de shows em casas noturnas na capital.
LEIA MAIS: Justiça mantém condenação de 74 anos para réus que lavavam dinheiro em casas noturnas para o CV