Um ex-investigador da Polícia Civil, Alberto Ferreira dos Santos, foi condenado por atos de improbidade administrativa, incluindo enriquecimento ilícito. A decisão, tomada na quinta-feira (11) em Gaúcha do Norte (a 570 km de Cuiabá), aponta que o ex-servidor se aproveitou do cargo para obter vantagens indevidas.
A sentença, resultado de uma Ação Civil Pública do Ministério Público, reconheceu que Santos se apropriou de peças de carros apreendidos para usar em seu veículo particular. Além disso, ele também cobrava taxas ilegais para registrar boletins de ocorrência.
Por causa das infrações, o ex-investigador recebeu as seguintes penalidades: perda dos bens obtidos ilegalmente; suspensão dos direitos políticos por oito anos; pagamento de multa equivalente ao valor do enriquecimento ilícito e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais.
As investigações mostraram que os atos, como abuso de autoridade, concussão, corrupção e peculato, eram graves e frequentes. O ex-policial já havia sido demitido após os atos ilegais terem sido descobertos em um Processo Administrativo Disciplinar.