Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,29 | EURO R$ 6,30

17 de Setembro de2025


Área Restrita

Cotidiano Domingo, 14 de Setembro de 2025, 16:40 - A | A

Domingo, 14 de Setembro de 2025, 16h:40 - A | A

"CHUVA DO CAJU"

Trovoada alivia calorão de 40ºC em Cuiabá; veja vídeo

O episódio, recohecido popularmente como "chuva do caju”, termo popular usado em Mato Grosso para designar as primeiras chuvas fortes que marcam o fim do período mais seco do ano, geralmente em setembro.

Conteúdo Hipernotícias
DA REDAÇÃO

Uma pancada rápida e intensa de chuva caiu em Cuiabá na tarde deste domingo (14), trouxe alívio para o calor acima dos 40ºC. A cidade estava em alerta amarelo de baixa umidade do ar, com índices entre 20% e 30%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o que exigia cuidados redobrados com a saúde.

A previsão apontava chuva somente para terça-feira (16), mas o fenômeno se adiantou e chegou ainda neste fim de semana, sob céu carregado de nuvens.

O episódio, recohecido popularmente como "chuva do caju”, termo popular usado em Mato Grosso para designar as primeiras chuvas fortes que marcam o fim do período mais seco do ano, geralmente em setembro.

Além de refrescar o clima, esse fenômeno é fundamental para o ciclo agrícola, pois coincide com a florada do cajueiro, e de outras árvorefrutíferas nativas da região, como a manga, e garante o bom desenvolvimento dos frutos, antecedendo as chuvas mais regulares do verão.

LEIA MAIS:  Previsão aponta temperatura de 40º C no fim de semana, mas chuva pode aliviar calorão 

ASSISTA: 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]