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Justiça Segunda-feira, 30 de Junho de 2025, 16:58 - A | A

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SUPERENDIVIDADOS

Defensoria inicia atendimentos a servidores com empréstimos consignados em Mato Grosso

Ação contempla, inicialmente, 583 servidores que procuraram a instituição até 18 de junho; nova lista está sendo formada

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A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) deu início nesta segunda-feira (30) à força-tarefa de atendimento a servidores públicos estaduais que enfrentam problemas de superendividamento com empréstimos consignados. A ação será conduzida por cinco defensores públicos, que irão se dividir para atender, de forma individualizada, os 583 servidores que procuraram a instituição até o dia 18 de junho.

“Devido ao grande número de pessoas que buscaram o acolhimento da Defensoria Pública, nós dividimos os atendimentos em cinco equipes. Agora iremos entrar em contato e agendar com os assistidos para fazer um atendimento individualizado. Iremos analisar cada caso, vamos verificar tudo que a pessoa deve para tentar ajudá-la da melhor forma possível para então entrar com a medida judicial cabível para cada um”, explica a coordenadora da força-tarefa, a defensora pública Maria Alessandra Silverio.

A coordenadora ressalta ainda que o período de atuação da força-tarefa foi prorrogado por mais três meses. Enquanto os atendimentos aos primeiros 583 servidores são realizados, uma nova lista está sendo organizada com os nomes daqueles que buscaram acolhimento a partir de 23 de junho.

Após o encerramento desta primeira etapa, os novos casos serão incluídos em um novo ciclo de atendimentos. Servidores estaduais que ainda não procuraram a Defensoria e se encontram em situação de superendividamento com consignados podem procurar o Núcleo da instituição em sua cidade.

Desde 2 de junho, a DPEMT passou a atender casos de possíveis irregularidades em contratos de empréstimos consignados envolvendo servidores públicos. Os atendimentos ocorrem nos Núcleos de Defesa do Consumidor e de Atendimento e Proposição de Iniciais, em todo o estado. Em Cuiabá, a força-tarefa atua das 8h às 12h, nos Núcleos Cíveis, localizados no Edifício Pantanal Business, na Avenida do CPA.

Para ser atendido, o servidor deve apresentar:

• RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda;

• Extrato de empréstimos do Portal do Consignado;

• Extrato de todas as dívidas financeiras (cheque especial, cartão de crédito, empréstimos, refinanciamentos);

• Extrato atualizado de outras dívidas de consumo (escola, lojas, financiamento de veículos);

• Comprovantes de despesas mensais fixas (água, luz, telefone, aluguel, plano de saúde, IPTU, entre outros);

• Extratos bancários dos últimos seis meses;

• Seis últimos holerites.

A Defensoria reforça que o atendimento é gratuito e voltado para auxiliar os servidores a reestruturar sua vida financeira por meio de medidas jurídicas adequadas a cada caso.

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