14 de Julho de2024


Área Restrita

Polícia MT Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020, 15:04 - A | A

Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020, 15h:04 - A | A

Polícia Civil

Medalha Mérito Protetor Ambiental enaltece atuação em defesa do meio ambiente

Cem autoridades civis e militares receberam na noite desta terça-feira (20.10) a medalha Mérito Protetor Ambiental. Concedida pela primeira vez, a...

PM MT

Cem autoridades civis e militares receberam na noite desta terça-feira (20.10) a medalha Mérito Protetor Ambiental. Concedida pela primeira vez, a comenda, criada este ano pelo decreto estadual 640/2020, é parte das comemorações dos 37 anos do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental.

Na lista de personalidades civis que agora têm o título de ‘Protetor Ambiental’ figuram os secretários Alexandre Bustamante (de Segurança Pública) e  Mauren Lazzaretti (de Meio Ambiental), os promotores de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano, Cláudio Ângelo Correa Gonzaga e Ana Luiza Peterlini (também ex-secretária de Meio Ambiente).

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Já entre militares o secretário-adjunto de Segurança Pública coronel Victor Paulo Fortes Pereira, o comandante-geral da PM coronel Jonildo José de Assis, o comandante-adjunto Delwison Cruz, o subchefe de Estado Maior coronel Wankley Rodrigues, o comandante do Comando Especializado (Cesp) coronel Carlos Eduardo Pinheiro, comandante do Corpo de Bombeiros coronel Alessandro Borges Ferreira, o ex-comandante geral da Polícia Militar coronel Gley Alves, os coronéis Wesney de Castro Sodré, Juliano Chirolli, Wilker Soares Sodré, José Nildo Silva Oliveira, entre outros.

Na abertura do evento, o comandante do Batalhão Ambiental tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, fez um breve histórico destacando que o trabalho do Batalhão é em defesa da vida daqueles que não falam, os animais, das florestas e recursos hídricos contra a irresponsabilidade, o egoísmo e a ganância. Fagner destacou a importância da integração de esforços com outros órgãos e poderes que atuam com o mesmo propósito.

Durante a entrega da medalha, o comandante geral coronel Jonildo José de Assis, disse que a cada dia, e mais recentemente com os danos das queimadas, se tem a compreensão da importância e grandeza das ações dessa unidade.

Assis observou que a tímida Companhia Independente de Polícia Florestal criada 20 outubro de 1983 tornou-se um Batalhão especializado, unidade formado por policiais treinados e altamente motivados e comprometidos no cumprimento da missão de defender o meio ambiente com ações de prevenção e repressão criminal. A medalha Protetor Ambiental, ponderou o comandante geral, simboliza a gratidão pela prontidão na proteção do ecossistema, seja com ações diretas e indiretas.

O secretário Alexandre Bustamante, um dos agraciados, disse que estava muito feliz por receber a medalha, mais como cidadão do que como secretário. Ele observou que o meio ambiente hoje é muito mais queimadas, desmatamento, preservação da fauna e flora, é um dos temas mais discutido mundialmente, mais que a própria economia, com influência na balança comercial brasileira.  

Bustamante ponderou que quando se vê evolução das lutas ambientais mundiais, vê também a evolução e importância do trabalho do Batalhão Ambiental.

 

Fonte: PM MT

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]