A Organização Social Fundação de Saúde Comunitária de Sinop deverá reassumir, a partir do dia 1º de fevereiro de 2016, a gestão do Hospital Regional de Sinop, cidade distante 503 km de Cuiabá. A unidade de Saúde estava sob a intervenção do governo de Mato Grosso desde novembro de 2014, devido a suspeitas de irregularidades no atendimento aos pacientes por parte da OS
Entre as irregularidades identificadas pela Auditoria-Geral do Estado (AGE) e pela Vigilância Sanitária que justificaram a intervenção estavam a má qualidade do atendimento prestado e também da alimentação. Decisões judiciais em favor de pacientes também não estariam sendo devidamente cumpridas. Na última semana, profissionais de enfermagem do hospital fizeram paralisação por causa dos atrasos salariais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Segundo despacho assinado pelo governador do estado, Pedro Taques (PSDB), a pedido da Secretaria de Saúde, não foi instaurado procedimento administrativo para apurar as causas da intervenção e apurar as responsabilidades, por isso a medida do estado deverá ser encerrada. E, como já se encerrou o prazo de 360 dias da intervenção, é necessário retomar o contrato por causa da situação jurídica atual.
Taques também justificou no despacho, publicado no Diário Oficial do dia 29 de janeiro, que a retomada se deve à necessidade de minimizar prejuízos e danos ao estado, e também à população que necessita de atendimento médico do Hospital Regional de Sinop. Foi determinado ainda que seja feita auditoria do período de intervenção.