Domingo, 04 de Maio de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,66 | EURO R$ 6,41

04 de Maio de2025


Área Restrita

Educação Quinta-feira, 13 de Março de 2025, 08:07 - A | A

Quinta-feira, 13 de Março de 2025, 08h:07 - A | A

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Conhecer os gastos, (economizar), planejar e investir: viver melhor!

O processo de Educação Financeira é uma constante, mas permite manter a qualidade de vida

VILMAR KAIZER

JORNALISTA E EDUCADOR FINANCEIRO

O processo de Educação Financeira requer antes de tudo algumas atitudes que as pessoas precisam definir no dia a dia, visando obter uma qualidade de vida melhor para si e para a família.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Um dos primeiros passos que precisamos dar em direção a essa melhoria é CONHECER NOSSOS GASTOS. Essa atitude leva a pessoa a saber necessariamente o quanto ganha e o quanto gasta. Verifique o holerite ou os rendimentos fixos mensais (salário, rendimentos, ganhos com aluguel, entre outros). De outro lado liste os gastos fixos, como contas de água, luz, internet, Netflix. Feito isso, desconte os gastos e veja o quanto sobra de forma líquida.

O segundo ponto é VIVER COM MENOS DO QUE SE GANHA. Essa atitude nos leva à regra descrita no artigo anterior: 50 - 15 - 35. Com esse exercício o comprometimento da renda fica limitado a uma determinada porcentagem.Mesmo que isso não seja um padrão, pois as pessoas têm vidas e vivências diferentes, vai contribuir para realizar os sonhos, com a economia que será feita.

O terceiro aspecto é DEFINIR OBJETIVOS: pequeno, médio e longo prazos. Os de que pequeno, entre  6 meses e um ano (viagem por exemplo), os de médio, entre 2 e 6 anos, como comprar uma moto ou carro à vista ou quitar um consórcio e; o longo, entre 5 e 10 anos, que pode ser a compra de um terreno ou a construção de uma casa. Aqui nós efetivamos o que se chama de PLANEJAMENTO FINANCEIRO real.

Por esse motivo o quarto ponto a se levar em consideração é REVER OS HÁBITOS, principalmente os de consumo. A compra daquela roupa nova a cada novo evento, balada ou ainda que por mês, geralmente no cartão de crédito, leva a um círculo vicioso. Reavaliar estes hábitos fará com que você consiga resistir às propagandas e às compras por impulso, que não são nada saudáveis.

Comece a pensar, enquanto economiza, em MANTER UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA, para situações que podem vir a surgir de forma inesperada. O ideal é que a quantia guardada seja o equivalente a pelo menos três rendimentos mensais relativos ao próprio salário.

Lembre-se que a RESERVA é diferente de POUPANÇA, pois essa está relacionada a benefícios maiores, como a possibilidade de investimentos.  E nesse processo de economia e de compra, é essencial que ao procurar algo que necessite realmente comprar a PESQUISA  de marcas, preços e condições esteja sempre presente. Isso fará com que se evite despesas excessivas, compre produtos com qualidade e garantia. Tudo faz parte do processo de Educação Financeira e melhoria das finanças. 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]