Por:
RFI
Foto-RFI
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Partes da Indonésia, Malásia e Tailândia sofrem com chuvas torrenciais há uma semana, provocadas por um ciclone. Em todos esses países, repetem-se as mesmas imagens: cidades inundadas, populações isoladas pelas águas e deslizamentos de terra causados por tempestades que já duram vários dias.
O governo continua enviando ajuda e equipes de resgate por via aérea para as áreas afetadas.
Na ilha de Sumatra, na Indonésia, as autoridades confirmaram a morte de 174 pessoas e 79 continuam desaparecidas. Milhares de famílias estão deslocadas.
As comunicações e a energia elétrica ainda não foram restabelecidas em toda a ilha.
As autoridades trabalham para desobstruir estradas bloqueadas após deslizamentos de terra, afirmou Abdul Muhari, porta-voz da agência indonésia de gestão de desastres.
Na região de Padang Pariaman, em Sumatra, os moradores enfrentaram níveis de água de pelo menos um metro.
"Estamos ficando sem suprimentos e comida", disse Muhammad Rais, um morador de 40 anos que foi forçado a se refugiar no segundo andar de sua casa, para escapar das águas que subiam rapidamente.
Em Sumatra Ocidental, Misniati, uma mulher de 53 anos, falou sobre como enfrentou a enchente.
"Vi que a rua estava alagada. Tentei voltar para casa para avisar meu marido, mas a água já estava na minha cintura", disse ela à AFP.
Na cidade de Batang Toru, no norte de Sumatra, moradores enterraram sete vítimas em uma vala comum, nesta sexta-feira.
Na Tailândia, o governo relatou 145 mortes nas inundações que atingiram oito províncias do sul.
Ao todo, mais de 3,5 milhões de pessoas foram afetadas.
Na cidade de Hat Yai, na região mais atingida do país, a chuva finalmente parou hoje, quando os moradores ainda tinham água nos tornozelos. Muitos permaneciam sem eletricidade.
Na Malásia, duas mortes foram confirmadas. A tempestade tropical Senyar atingiu a costa do país durante a noite e perdeu força. Porém, as autoridades disseram que ainda estavam se preparando para fortes chuvas e ventos intensos.
Um total de 30 mil pessoas ainda estavam em abrigos.
Na sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Malásia declarou ter evacuado 1.459 cidadãos malaios que estavam presos em mais de 25 hotéis afetados por inundações na Tailândia. Estima-se que 300 pessoas ainda estejam presas em áreas alagadas e precisem de resgate.
Segundo as autoridades, 46 pessoas morreram em outro ciclone no Sri Lanka.
Com AFP
















