R7
Foto-O Globo
Descrito como sanguinário e “pulso firme”, o traficante Thiago do Nascimento Mendes, o “Belão do Quitungo”, aliado de um dos principais chefes do Comando Vermelho, está entre os 113 presos da megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.
Belão foi localizado na comunidade da Chatuba, na Penha, na terça-feira (28). Ele já era procurado pela polícia pelos crimes de tráfico de homicídio. Contra ele havia cinco mandados de prisão, segundo o TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).
O criminoso é apontado como o chefe do tráfico de drogas nas localidades do Quitungo e Guaporé, em Brás de Pina, e um dos homens de confiança de Edgar Alves de Andrade, o “Doca ou Urso”, chefe da facção criminosa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Conforme o R7 apurou, Belão ficava em uma posição estratégica de defesa do território contra o TCP (Terceiro Comando Puro). A região é alvo de frequentes investidas da quadrilha de Álvaro Malaquias Santa Rosa, o “Peixão”, que tenta expandir o Complexo de Israel.
Belão do Quitungo era temido por moradores devido ao perfil agressivo. O traficante é suspeito de comandar um esquema de extorsão no bairro.
De acordo com informações do Disque Denúncia, a quadrilha de Belão tomou um prédio residencial de 24 unidades no entorno do Quitungo e determinou pagamento de aluguéis diretamente à associação de moradores da comunidade. Caso contrário, as vítimas deveriam deixar o imóvel.
Junto dele no esquema estaria um bandido de vulgo “Cantor”, que seria o segundo na hierarquia da localidade. Em agosto, a polícia havia tentado prender Belão por duas vezes.














