Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,43 | EURO R$ 6,34

07 de Agosto de2025


Área Restrita

DESTAQUES Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025, 15:19 - A | A

Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025, 15h:19 - A | A

“Assassinato orquestrado”

Relatório do MSF diz que palestinos são baleados como animais em Gaza

Relatório do Médico Sem Fronteiras (MSF) classifica distribuição de comida em Gaza como “assassinato orquestrado”

 

Mtrópoles
Foto-Metrópoles

Enquanto lutam por comida na Faixa de Gaza, palestinos estão sendo “baleados como animais”. A denúncia consta em um novo relatório do Médicos Sem Fronteiras (MSF), divulgado na quarta-feira (7/8). 

O documento, intitulado “Isto não é ajuda. É um assassinato orquestrado”, o MSF critica a distribuição de ajuda humanitária no enclave palestino pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF), criada pelo governo israelense, e operada em conjunto com os Estados Unidos. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Segundo o relatório, após o governo de Israel barrar a entrega de alimentos na região liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU), palestinos estão submetidos a enfrentar insegurança e indignidade em troca de ajuda humanitária.

Os centros de distribuição, diz o MSF, estão localizados em regiões militarizadas da Faixa de Gaza. Lá, são “alvejados com munição real — uma forma de ‘controle de multidões’ indiscriminado e mortal”. 

Por isso, o Médico Sem Fronteiras exigiu o fechamento de centros de distribuição de alimentos da GHF. O mesmo pedido já havia sido feito pelo Escritório de Direitos Humanos da ONU.

 
10 imagens
Multidão Faixa de Gaza - Metrópoles
Fumaça de edifícios destruídos na Faixa de Gaza vista do sul de Israel, nesta segunda-feira (26)
Trump propõe assumir Gaza, mas diz que não vai "impor" plano
Palestinos em Gaza

Após as críticas e pressões da comunidade internacional, o governo de Benjamin Netanyahu permitiu a entrada “gradual e controlada” de mercadorias na Faixa de Gaza, através de comerciantes locais. 

Mortos em busca de comida

Dados do Ministério da Saúde de Gaza apontam que desde que a GHF passou a distribuir comida no enclave, mais de 1,5 mil pessoas foram assassinadas por forças ligadas à Israel.

Além das mortes provocadas pelos ataques, palestinos também têm morrido pela falta de comida. Até o momento, 193 pessoas morreram por fome ou desnutrição na Faixa de Gaza.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]