Terça-feira, 30 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,34 | EURO R$ 6,31

30 de Setembro de2025


Área Restrita

DESTAQUES Terça-feira, 30 de Setembro de 2025, 14:42 - A | A

Terça-feira, 30 de Setembro de 2025, 14h:42 - A | A

Europa fica em alerta

Putin ordena convocação de 135 mil novos soldados

Putin ordenou a maior convocação do exército russo em 10 anos, com 135 mil novos soldados; a medida fez crescer temores de de ataques na Europa

Administração

 

 

 
R7
Foto-O Antagonista

Nesta segunda-feira (29), Vladimir Putin ordenou o maior recrutamento militar em quase uma década, à medida que aumentam os temores de que a Rússia possa atacar a Europa. O líder político convocou 135.000 homens enquanto suas forças perdem mão de obra ao longo de uma frente de 995 quilômetros na Ucrânia. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

De acordo com o 'The Sun', o decreto, convoca homens de 18 a 30 anos para "serviço de rotina" de outubro a dezembro. Sendo essa a maior convocação para a época desde 2016. A Rússia está fazendo um esforço incessante para aumentar seu exército para 1,5 milhão de soldados.

O governo de Putin insiste que estas não são mobilizações de combate. Mesmo com os generais russos afirmando que recrutas não serão enviados para a Ucrânia, há uma certa desconfiança, uma vez que esse tipo de promessa já foi quebrada antes.

Analistas alertam que a estratégia da Rússia seria não mandar mesmo os novos recrutas para guerra, apenas quando concluirem os treinamentos para combates.

Ainda segundo a publicação, a escala do projeto revela a crise da Rússia, uma vez que estimativas revelaram que mais de um milhão de soldados russos foram mortos ou feridos desde o início da invasão à Ucrânia em 2022.

Apesar desse derramamento de sangue, Putin aumentou constantemente o recrutamento anual em cerca de cinco por cento e elevou os gastos militares aos níveis mais altos da era soviética.

Na Europa, a movimentação chama atenção uma vez que há crescentes temores de que a Rússia belicista possa atacar a Europa. Analistas de segurança dizem que essas incursões são um sinal preocupante de que Moscou pode expandir o conflito para desestabilizar a OTAN.

Nos últimos dias, vários países do norte e leste europeu acusaram a Rússia de invadir seus espaços aéreos com drones para fazer registros de suas regiões militares. O novo recrutamento alimenta temores de que o Kremlin esteja se preparando para uma guerra mais ampla.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]