Agronegócios|Do R7, com RECORD NEWS
Foto-PODER360
Em entrevista ao Record News Rural, o presidente da Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite), Geraldo Borges, explica que os preços do líquido começaram a cair em 2025 e que o problema se estendeu para este ano. Ele aponta que o principal fator que levou a esse cenário são as importações excessivas do produto.

“As importações, que nós chamamos de predatórias, por serem abusivas, excessivas de leite do Mercosul, que vem acontecendo desde 2022, em números recordes nesses últimos quatro anos e que com certeza trouxe um desequilíbrio muito grande ao mercado”, diz o executivo.
Borges observa que, diante desse contexto, houve um aumento na produção de leite no país após a valorização do preço do produto pago ao produtor, o que estimulou a expansão da oferta. No entanto, o executivo destaca que esse crescimento acabou agravando ainda mais o desequilíbrio do mercado.
“Nós observamos que o consumo continua patinando no Brasil, o que podemos dizer que acontece nos últimos dez anos. Nós não temos um acréscimo no consumo que acompanhe esse excesso, esse aumento de oferta”, afirma o presidente.


















