Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

16 de Janeiro de2026


Área Restrita

DESTAQUES Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026, 14:29 - A | A

Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026, 14h:29 - A | A

Falta de crescimento no consumo

Presidente da Abraleite diz que importações ‘abusivas’ são responsáveis pela crise no setor

Geraldo Borges alerta para o desequilíbrio causado pelo aumento das compras externas e pela falta de crescimento no consumo

Administração

 

Em entrevista ao Record News Rural, o presidente da Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite), Geraldo Borges, explica que os preços do líquido começaram a cair em 2025 e que o problema se estendeu para este ano. Ele aponta que o principal fator que levou a esse cenário são as importações excessivas do produto.

 
Embora a oferta interna do leite esteja em alta, a demanda segue apresentando pouca evoluçãoReprodução/Record News

“As importações, que nós chamamos de predatórias, por serem abusivas, excessivas de leite do Mercosul, que vem acontecendo desde 2022, em números recordes nesses últimos quatro anos e que com certeza trouxe um desequilíbrio muito grande ao mercado”, diz o executivo.

Borges observa que, diante desse contexto, houve um aumento na produção de leite no país após a valorização do preço do produto pago ao produtor, o que estimulou a expansão da oferta. No entanto, o executivo destaca que esse crescimento acabou agravando ainda mais o desequilíbrio do mercado.

 

“Nós observamos que o consumo continua patinando no Brasil, o que podemos dizer que acontece nos últimos dez anos. Nós não temos um acréscimo no consumo que acompanhe esse excesso, esse aumento de oferta”, afirma o presidente.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]