Robert Francis Prevost, o papa Leão XIV, fez seu primeiro discurso após ser eleito no conclave como o novo líder da Igreja Católica. O cardeal se tornou o primeiro pontífice dos Estados Unidos.
Emocionado, Leão XIV acenou para os fiéis presentes na Praça de São Pedro, por volta das 14h25 (horário de Brasília), e fez um discurso em italiano.
Leia abaixo:
“Que a paz esteja convosco, irmãos, irmãs. Caríssimos, esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado, o bom pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu quero fazer esta saudação de paz para que entre no nosso coração e alcance todas as famílias; todas as pessoas, onde quer que elas estejam; todos os povos; a Terra toda. A paz esteja convosco. Esta é a paz de Cristo que ressurgiu. Uma paz desarmante, humilde e perseverante. Vem de Deus – Deus que ama a todos, incondicionalmente. Ainda mantemos nos nossos ouvidos aquela voz fraca, mas sempre corajosa, de papa Francisco, que abençoava Roma. O papa que abençoava Roma dava sua benção ao mundo inteiro naquela manhã no dia de Páscoa. Permitam-me dar seguimento àquela mesma benção. Deus nos ama, Deus ama a todos, e o mal não vai prevalecer. Todos estamos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus, que está entre nós, vamos seguir. Somos discípulos de Cristo. O mundo precisa da sua luz, a humanidade precisa dele como ponte entre Deus e o amor. Ajudem-nos a construir pontes vocês também, com diálogos, com encontro, para sermos um único povo, sempre em paz.”
“Obrigado, papa Francisco! Quero também agradecer a todos os irmãos cardeais que me escolheram para ser o sucessor de Pedro, e caminhar com vocês como igreja unida, buscando sempre a paz, a justiça. Sempre buscando e tratando de trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo, para proclamar o evangelho, para sermos missionários. Sou um filho de Santo Agostinho, agostiniano. Ele disse: ‘Para vós sou bispo, convosco sou cristão’. Nesse sentido, todos podemos caminhar juntos, na direção daquela pátria para a qual Deus nos preparou. À Igreja de Roma [dedico] uma saudação especial. Necessitamos ser, juntos, uma igreja missionária, que constrói pontes e diálogos, que mantém um diálogo sempre aberto, pronta para receber todos que precisam da nossa caridade, da nossa presença e do amor.”
Em espanhol, o novo pontífice da Igreja Católica mandou um recado ao Peru, onde atuou como enviado missionário. Além de ser norte-americano, Leão XIV possui cidadania peruana.
“Uma saudação a todos, em especial à minha querida diocese de Chiclayo, onde um povo fiel um dia acompanhou o seu bispo, compartilho sua fé, que deu tanto a mim para seguir sendo a igreja fiel de Jesus Cristo. A todos vocês, irmãos e irmãs de Roma, da Itália e do mundo inteiro: queremos ser uma igreja sidonal, uma igreja que caminha, que sempre busca a paz, a caridade, e busca sempre estar próxima, especialmente daqueles que sofrem. Hoje é o dia da súplica da Nossa Senhora de Pompeia. Nossa mãe Maria sempre quer caminhar conosco, estar próxima, ajudar-nos com a sua intercessão e o seu amor”, disse o novo papa antes de iniciar a oração com fiéis presentes na Praça de São Pedro.
O primeiro discurso e as citações ao seu antecessor vão ao encontro das previsões de vaticanistas sobre o novo papa. Para especialistas, o 267º pontífice da Igreja Católica deve dar continuidade ao trabalho de Francisco.