O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma cobrança aos chefes de Estado, na noite dessa quinta-feira (6/11), em Belém. Durante discurso na primeira mesa redonda temática da Cúpula de Líderes da COP30, Lula disse que o evento na capital paraense será a hora dos países transformarem promessas em ações concretas.
“Esta COP, que é a COP da verdade, propõe um pacto pela vida das florestas, dos oceanos e da própria humanidade É hora de transformar ambição em ação e de reencontrar o equilíbrio entre crescimento e a sustentabilidade”, disse o presidente.
Lula participou da mesa redonda “Clima e Natureza: Florestas e Oceanos” e apresentou ações do governo federal relacionadas ao tema. O presidente destacou que o Brasil reduziu em mais de 50% o desmatamento na Amazônia, alcançando a menor taxa dos últimos 11 anos. “Esse é um dos principais compromissos do meu governo”, afirmou Lula.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
O presidente afirmou que o Brasil ratificará até o fim de 2025 o Tratado do Alto Mar, que estabelece regras para o uso sustentável dos recursos nas áreas fora das jurisdições nacionais.
Na mesa redonda, Lula afirmou que apenas um “multilateralismo revigorado” pode resolver problemas coletivos causados pelas mudanças climáticas. “Nenhum país poderá enfrentar a crise climática sozinho. Os incêndios que consomem nossas florestas não respeitam fronteiras. Nem o plástico que polui nossos oceanos e elimina a vida marinha”
Fundo das florestas tropicais
Um dos destaques da fala do presidente no evento foi a criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), lançado oficialmente nessa quinta-feira na Cúpula de Líderes a COP30.
O TFFF cria um novo modelo de financiamento climático: países que preservam as florestas tropicais serão recompensados financeiramente por meio de um fundo de investimento global. Enquanto isso, os investidores recuperam os recursos investidos, com remuneração compatível com as taxas médias de mercado.
“É um mecanismo financeiro que vai remunerar investidores ao mesmo tempo em que gera renda para os países que preservam a floresta em pé. Somente uma arquitetura financeira robusta e equitativa pode garantir que a conservação dos nossos maiores ecossistemas tenha recursos”, disse Lula.
A Cúpula dos Líderes antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro em Belém.

















